Pular para o conteúdo principal

A verdade de cada um....

"Talvez a verdade seja uma questão de ponto de vista e a mentira um ser mutável com o tempo torna-se aceitável, ficando a critério de cada um escolher a sua verdade... A mais agradável! "






 A única verdade é a realidade. Por essa razão, a verdade nunca é absoluta porque espelha a realidade que por sua vez é impossível de conhecer na sua total complexidade.
A verdade absoluta(realidade) seria algo como um diamante lapidado: podemos ver-lhe várias faces de um certo ângulo mas é impossível ver-lhe todas as faces simultaneamente. A realidade está constantemente em mutação, essa mutação processa-se em um ritmo cada vez mais rápido o que torna a realidade cada vez mais complexa......

Nietzsche


Sete sábios, cada um de uma religião, discutiam qual deles conhecia, realmente, a verdade. O mestre, que observava a discussão, aproximou-se e perguntou: "O que vocês estão discutindo?". Um deles respondeu: "Estamos tentando descobrir qual de nós é dono da verdade". Ao escutar isso, o Mestre, imediatamente, pediu a um de seus discípulos que trouxesse sete cegos e um elefante. Em seguida, solicitou que os sete sábios observassem o que aconteceria a seguir. Pediu aos cegos que tocassem, um de cada vez, o elefante e o descrevessem. O primeiro tocou a tromba e comentou: "É comprido, parece uma serpente". O segundo tocou-o no dente e falou: " É duro, acho que é uma pedra". O terceiro segurou-lhe o rabo e sorrindo disse: "É cheio de cordinhas". O quarto pegou na orelha e comentou: "Parece um couro bem grosso". E assim, sucessivamente, cada cego descreveu o elefante de acordo com a parte dele que estava tocando. Quando todos terminaram de descrever o animal, o Mestre perguntou aos sete sábios: "Algum desses cegos mentiu?" Os sábios responderam em coro: "Não senhor, todos falaram a verdade". Então, o Mestre perguntou: "Mas algum deles disse realmente o que é um elefante?" O silêncio tomou conta do templo, mas um deles resolveu arriscar uma resposta: "Não, nenhum cego disse o que é um elefante, mesmo porque cada um tocou apenas uma parte dele". E o Mestre concluiu: "Vocês, sábios, que estão discutindo quem é dono da verdade, parecem cegos. Todos estão falando a verdade, mas, como os sete cegos, cada um se refere apenas a uma parte dela. Ninguém é dono da verdade, porque ninguém a detém por inteiro. Somos donos, apenas, da parte da verdade que escolhemos analisar".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 maneiras de jogar energia fora...

Por mais que existam pessoas desequilibradas e difíceis nós é que somos responsáveis pelas nossas energias e cabe a cada um de nós preservá-la e administrá-la da melhor forma possível. Existem “receitinhas”, orações, banhos, cristais e um arsenal de proteção, que são válidos e eficientes até um certo ponto. Porque aquele que não assume a responsabilidade por suas venturas e desventuras sempre estará vulnerável às energias ao seu redor. Sabe por que o outro rouba a sua energia? Porque você deixa a porta aberta!!! E depois ainda diz que a culpa é do outro… Para ajudar a refletir, fiz uma listagem de doze atitudes (e olhe que a lista é imensa!) que gastam uma tremenda energia vital. Uma vez desvitalizado e sem proteção fica fácil para qualquer um chegar perto e perturbar seu equilíbrio. Use esta listagem também para pensar porque a prosperidade às vezes passa longe de você. A energia que seria usada para atrair o bem, a felicidade, o amor, o dinheiro acaba sendo gasta de …

עילי בוטנר ורן דנקר - בואי נעזוב

Agradecer sempre!!!

Você sabia que o Universo se comunica conosco o tempo todo e nos envia respostas, mensagens e sinais, de acordo com nossos desejos e necessidades? Estes sinais se manifestam através do fenômeno que conhecemos como sincronicidade, ou seja, no momento em que você necessita de algo, ou de que alguma situação aconteça, aquilo se manifesta repentinamente em sua vida. Mas eles não se apresentam somente com soluções grandiosas ou espetaculares. Manifestam-se igualmente nos acontecimentos rotineiros. A prova incontestável de que você está vivendo e atuando numa parceria harmoniosa com a vida, é a presença destas sincronicidades em seu dia-a-dia. Para percebê-las, é necessário que você esteja atenta e consciente de que o Universo sempre responde, de alguma forma, a todos os seus pedidos. Se você vinha recebendo estes presentes e, de repente, eles pararam de acontecer, saiba que algo saiu do eixo em seu plano de vida..... É indício de que você se deixou perturbar por alguma forma de negativida…