Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 17, 2013

Menopáusa e Sexualidade

"Quando a mulher gosta do seu corpo, conhece os seus pontos erógenos (zonas de prazer corporal) e encara o sexo como gostoso e desejável, muito provavelmente ela não terá grandes conflitos com relação a continuar tendo uma vida sexual prazerosa após a menopausa"É fato que a menopausa (ultima menstruação) denuncia um envelhecimento que começou por volta dos 35 anos com o climatério - fase de transição entre a vida reprodutiva e a não reprodutiva da mulher.A menopausa marca o fim da fase reprodutora feminina, mas contrariamente a afirmações e crenças populares bastante difundidas, não implica de modo nenhum o fim da vida sexual da mulher....

A ideia de que a menopausa é caracterizada por um período triste, depressivo é um mito. O que se observa é a depressão nos anos que antecedem o período da menopausa. Estudos realizados em Harvard Medical School, com 4161 mulheres, entre 30 e 40 anos de idade, revelaram vários fatores de risco para o desenvolvimento de depressão:
Mulheres viú…

Como vai a sua atenção?

 Atenção plena - "Em vez de focar em uma coisa só, a pessoa se concentra no que está acontecendo. Sem julgar, ou seja, curiosa. É uma apreciação profunda do momento, e de tudo que surge nele. É a plena consciência da presença da mente e do corpo. Por exemplo: se você está tomando chá, está tomando chá, percebendo todas as sensações desse ato, de seu corpo, nesse momento"Sempre estamos em um dos dois estados básicos. O habitual que podemos chamar de ‘piloto automático’ e o do 'plenamente presente'. No 'piloto automático' ficamos remoendo ou prevendo situações, imaginando circunstâncias desagradáveis antes que elas aconteçam. E pagamos um preço alto por isso. Nem é uma questão técnica, mas de vida. Lembra-se de Shakespeare: ‘Ser ou não ser?’. Se você está permanentemente no piloto automático, com impulsos de rejeitar problemas, pode passar a ter pânico, tensão muscular, insônia. Tudo piora. O “piloto automático” é o primeiro estado e o segundo é aquele do ‘plen…

Já ouviu falar em sindrome de Peter Pan?... ela existe...

Síndrome de Peter Pan

Existem Pessoas que crescem fisicamente, mas não conseguem crescer emocionalmente, socialmente e nem sexualmente. Aparentemente são adultos, porém com comportamento imaturo em todos os sentidos. São crianças grandes, mimadas e irresponsáveis.
Peter Pan e passou a fazer referência a ela, embora não se tenha comprovação de ser uma doença psicológica real,e por isso não é citada como doença no CID-10 (Classificação internacional de doenças).Homem que tem esta síndrome, apesar de parecer arrogante, é geralmente vulnerável, sensível a críticas, tem baixa-estima.


· O que é a síndrome de Peter Pan? Ela é uma característica, um transtorno ou uma doença? A Sindrome de Peter Pan foi um termo aceito emPsicologiadesde a publicação de um livro escrito em 1983The Peter Pan Syndrome: Men Who Have Never Grown Upou “síndrome do homem que nunca cresce”, escrito pelo Dr. Dan Kiley. No entanto não é considerada pelos manuais de transtornos mentais como uma síndrome, ou seja, uma …