Pular para o conteúdo principal

Penso e Vejo, logo Sinto e Faço

No homem civilizado, os estímulos, em sua maioria, são recebidos pelos sentidos (95% dos casos), passam pela córtex cerebral para ser avaliados. O hemisfério esquerdo opera o cognitivo (pensamentos, crenças, valores). O direito trabalha gerando imagens ou representações sensoriais (visuais, auditivas, olfativas, sinestésicas de movimento e posição, e de sensações). Essas computações em frações de segundo ativam as estruturas subcorticais: lobo límbico, que geram emoções e sensações físicas. Ao mesmo tempo ou imediatamente depois são produzidas respostas motoras. Daí que: “Penso e Vejo”... (ou pode ser inverso: “Vejo e Penso”, e resulta em “Sentirei e Farei”.

Os pensamentos irracionais são divididos em três categorias: 

1. Inconscientes (podem fazer-se conscientes ou até ser modificados por um psicoterapeuta por meios hipnóticos ou indiretos, sem tornar-se conscientes). 

2. Conscientes: 

A) O indivíduo não aceita que sejam irracionais, como ocorre nos casos de preconceitos ou crenças muito arraigadas. Exemplos: "Sou gordo por herança"; "Nasci sem vontade para fazer exercício"; "Sou um perdedor". 

B) A pessoa aceita que são idéias irracionais, mas igualmente encontra dificuldade para modificá-las (como as idéias obsessivas ou fóbicas). "Temo que o sucesso me faça mal, sei que não é lógico, mas isso não me convence". A Psicologia Cognitiva pode modificar os pensamentos e crenças e as imagens inadequadas. Conclusão: se posso mudar o que penso e vejo, posso mudar o que sinto e faço. De fato, os "programas" corticais, consciente ou não, iniciam estas formas de emoções e comportamentos. Esse processo modifica crenças profundamente enraizadas. Posso controlar voluntariamente o que sinto! Mais fácil ainda é controlar o que faço... Por exemplo, fazer exercícios físicos, embora não tenha vontade; deixar de comer algo que engorda; ou levantar-me cedo ainda com sono. (Dr. Roberto Kertész, 2001).  

A Psicologia Cognitiva pode modificar os pensamentos, crenças e imagens inadequadas. (Kertész, 2001)
De fato, os "programas" corticais, conscientes ou não, iniciam estas formas de emoções e comportamentos.
  
Conclusão: posso mudar o que penso e vejo (e vice-versa), logo, posso mudar o 
que sinto e faço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 maneiras de jogar energia fora...

Por mais que existam pessoas desequilibradas e difíceis nós é que somos responsáveis pelas nossas energias e cabe a cada um de nós preservá-la e administrá-la da melhor forma possível. Existem “receitinhas”, orações, banhos, cristais e um arsenal de proteção, que são válidos e eficientes até um certo ponto. Porque aquele que não assume a responsabilidade por suas venturas e desventuras sempre estará vulnerável às energias ao seu redor. Sabe por que o outro rouba a sua energia? Porque você deixa a porta aberta!!! E depois ainda diz que a culpa é do outro… Para ajudar a refletir, fiz uma listagem de doze atitudes (e olhe que a lista é imensa!) que gastam uma tremenda energia vital. Uma vez desvitalizado e sem proteção fica fácil para qualquer um chegar perto e perturbar seu equilíbrio. Use esta listagem também para pensar porque a prosperidade às vezes passa longe de você. A energia que seria usada para atrair o bem, a felicidade, o amor, o dinheiro acaba sendo gasta de …

עילי בוטנר ורן דנקר - בואי נעזוב

Agradecer sempre!!!

Você sabia que o Universo se comunica conosco o tempo todo e nos envia respostas, mensagens e sinais, de acordo com nossos desejos e necessidades? Estes sinais se manifestam através do fenômeno que conhecemos como sincronicidade, ou seja, no momento em que você necessita de algo, ou de que alguma situação aconteça, aquilo se manifesta repentinamente em sua vida. Mas eles não se apresentam somente com soluções grandiosas ou espetaculares. Manifestam-se igualmente nos acontecimentos rotineiros. A prova incontestável de que você está vivendo e atuando numa parceria harmoniosa com a vida, é a presença destas sincronicidades em seu dia-a-dia. Para percebê-las, é necessário que você esteja atenta e consciente de que o Universo sempre responde, de alguma forma, a todos os seus pedidos. Se você vinha recebendo estes presentes e, de repente, eles pararam de acontecer, saiba que algo saiu do eixo em seu plano de vida..... É indício de que você se deixou perturbar por alguma forma de negativida…