Pular para o conteúdo principal

Memórias... Sonhos e Reflexoes.....


Memórias, Sonhos e Reflexões é a obra por excelência do psicólogo Carl Gustav Jung, ex-discípulo de Freud, o criador da Psicanalise, pois retrata sua trajetória não exatamente existencial, mas sim psíquica. Por esta razão ela não pode ser considerada uma biografia convencional.
Jung é certamente uma das figuras mais significativas do século XX, portanto percorrer este livro, retrato de sua evolução psicológica, é como se deparar com uma espécie de revelação de sua esfera íntima. Nele se vislumbra a travessia deste pensador da psique humana, da infância até o instante em que ele elabora esta obra...
Assim, quem percorre suas páginas tem um encontro marcado com a fronteira entre a duplicidade do indivíduo e o universo metafísico. O autor se questiona quanto à coincidência de sua jornada e da descoberta da verdade. A a leitura contribui para que as pessoas, especialmente as que estão ainda desfrutando de sua juventude, olhem para seu interior e sua existência com um mínimo de bem-estar.
Memórias, Sonhos e Reflexoes é uma obra que estimula o leitor a meditar sobre a condição concreta de suas almas, as dúvidas existenciais que mantém o ser vinculado à esfera sufocante da vida social e a transcendência que paira sobre a Humanidade, garantindo a percepção da presença de uma realidade mais elevada, que engloba a essência humana no seu todo.
A esfera metafísica é onipresente nesta criação de Jung; ele menciona o Ser Supremo natural e espontaneamente, por meio de um discurso singelo e autêntico. Deus, para o autor, é tudo que estimula as transformações em sua vida, portanto, é todo bem e todos os eventos aparentemente negativos que atravessam sua trajetória.
A interação de Jung com Sigmund Freud é também abordada nesta biografia incomum, para que todas as mutações processadas na sua mente, desde sua adoção da Psicanálise até a ruptura total com o mestre, sejam compreendidas pelo leitor. Alguns estudiosos da linha junguiana consideram que dois seres foram extremamente significativos para o psicólogo, Deus e Freud.
Muitos pesquisadores vêem esta obra como o legado final de Jung, pela forma como ele se desnuda diante do leitor. Até hoje ela é considerada a forma ideal de compreender sua existência, daí ser respeitado como sua produção mais significativa, popular e seu maior objeto de estudos. Certamente a melhor forma de situar, hoje, as informações nele contidas é ter a consciência de que, afinal, não se trata de uma autobiografia em seu sentido estrito. Alguns dialogismos presentes neste livro também ajudam a conhecer mais profundamente este pensador, particularmente as alusões a Fausto e a O Segredo da Flor de Ouro.

Agora com a oportunidade de lê-lo online: Boa leitura!!!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 maneiras de jogar energia fora...

Por mais que existam pessoas desequilibradas e difíceis nós é que somos responsáveis pelas nossas energias e cabe a cada um de nós preservá-la e administrá-la da melhor forma possível. Existem “receitinhas”, orações, banhos, cristais e um arsenal de proteção, que são válidos e eficientes até um certo ponto. Porque aquele que não assume a responsabilidade por suas venturas e desventuras sempre estará vulnerável às energias ao seu redor. Sabe por que o outro rouba a sua energia? Porque você deixa a porta aberta!!! E depois ainda diz que a culpa é do outro… Para ajudar a refletir, fiz uma listagem de doze atitudes (e olhe que a lista é imensa!) que gastam uma tremenda energia vital. Uma vez desvitalizado e sem proteção fica fácil para qualquer um chegar perto e perturbar seu equilíbrio. Use esta listagem também para pensar porque a prosperidade às vezes passa longe de você. A energia que seria usada para atrair o bem, a felicidade, o amor, o dinheiro acaba sendo gasta de …

Agradecer sempre!!!

Você sabia que o Universo se comunica conosco o tempo todo e nos envia respostas, mensagens e sinais, de acordo com nossos desejos e necessidades? Estes sinais se manifestam através do fenômeno que conhecemos como sincronicidade, ou seja, no momento em que você necessita de algo, ou de que alguma situação aconteça, aquilo se manifesta repentinamente em sua vida. Mas eles não se apresentam somente com soluções grandiosas ou espetaculares. Manifestam-se igualmente nos acontecimentos rotineiros. A prova incontestável de que você está vivendo e atuando numa parceria harmoniosa com a vida, é a presença destas sincronicidades em seu dia-a-dia. Para percebê-las, é necessário que você esteja atenta e consciente de que o Universo sempre responde, de alguma forma, a todos os seus pedidos. Se você vinha recebendo estes presentes e, de repente, eles pararam de acontecer, saiba que algo saiu do eixo em seu plano de vida..... É indício de que você se deixou perturbar por alguma forma de negativida…

עילי בוטנר ורן דנקר - בואי נעזוב