Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 3, 2012

Caminhe!

"Há três caminhos. O primeiro é o caminho da ação - o mais duro, o mais difícil, o mais masculino. Moisés, Maomé, Rama, Patanjali, Gurdjieff- essas pessoas pertencem ao caminho da ação. Algo tem que ser feito para alcançar Deus; grande esforço é necessário, esforço absoluto é necessário, ele é árduo e penoso. Mas há pessoas que sempre gostam de ir pelo caminho mais difícil. Essa é a sua escolha - elas amam isso, elas amam o desafio disso.
O segundo caminho é o caminho do conhecimento. Está no meio - nem muito difícil, nem muito simples, nem muito fácil, nem muito complexo também. O primeiro é muito complexo, Gurdjieff é muito complexo; o segundo é o caminho do conhecimento, exatamente no meio. Buda - Buda chamou ou seu caminho de caminho do meio, majjhim nikai - Mahavira, Shankara, Ramana, Krishnamurti: essas são pessoas que percorrem o caminho do conhecimento. Ele não é tão árduo como o primeiro, e não é tão relaxado quando o terceiro; está exatamente no meio. As pessoas que não …

ALÉM DA TERAPIA - OSHO

A terapia sugere que você lentamente se descarregue. O que estou ensinando está além da terapia, mas a terapia o prepara.


O trabalho da terapia é limitado: ela o ajuda a ser saudável, e isso é tudo. Meu trabalho vai além da terapia, mas ela precisa preparar o caminho.


As terapias limpam o caminho; então, posso colocar as sementes. Apenas limpar o terreno não irá fazer o jardim.


É aí que a terapia se perde no Ocidente. Você vai a um terapeuta: ele limpa o terreno, ajuda você a se descarregar, e depois você começa de novo a acumular as coisas, porque o jardim não está realmente preparado.


O que você irá fazer com o terreno limpo? Você juntará novamente todos os tipos de lixo.


A terapia prepara o terreno, e as rosas poderão crescer em você. Assim, o terapeuta está certo, tudo deve ser expresso e aceito: a agressão, a raiva, a tristeza, o desespero, o amor.


Então meu trabalho começa e poderei lhe dizer como abandonar o ego. Agora não há necessidade de carregá-lo.


Osho, em "Osho Todos os Dia…