Qdo procurar uma Psicoterapia?

Algumas questões são levantadas em relação a psicoterapia: Quando e Porquê devo procurá -la.

Embora a maior parte das pessoas busque o apoio psicoterapico a procura de respostas ou ajuda em uma situação específica, não se faz necessário um motivo – trauma ou drama – para se engajar no processo.

A proposta da psicoterapia é ser um caminho de auto – conhecimento e de crescimento.

Há quem acredite que falar com um amigo, ou até mesmo com uma entidade religiosa, possa surtir o mesmo efeito, porém, devemos entender que o psicólogo vai além do fato de simplesmente ouvir, ou dar opiniões. A leitura que se faz em psicoterapia é a leitura do encoberto, ou seja a leitura do inconsciente.

Nosso inconsciente está sempre presente, atuando diretamente em nossas ações e escolhas. Quantas vezes nos percebemos repetindo padrões não desejados, que já nos haviamos prometido não repetí-los. Quantas vezes nos percebemos participando do mesmo filme que conhecemos o final e não concordamos com ele. Conscientemente buscamos situações que nos parecem novas – mudamos personagens e cenários . Portanto tudo parece ser diferente, mas no decorrer da história nos damos conta de que nada fizemos de diferente, a história é a mesma, isto porque inconscientemente não promovemos mudança alguma.

Num processo de psicoterapia acessamos o inconsciente, através da fala verbal e corporal e também através dos sonhos. Ao acessá-lo podemos entender o que realmente nos leva a ter determinados comportamentos. Nossas mudancas dependem deste enfrentamento para que possam ter suporte interno a fim de que sejam mudanças consistentes.

Nao basta querer mudar, querer é o primeiro passo, é preciso sentir a necessidade da mudança.

Todos nós temos uma história passada que influencia em nosso presente. Precisamos vasculhar este baú para que buscando a raíz de nossas dificuldades, possamos promover as mudanças do presente e crescer livre de amarras que nos prendem, impedindo que caminhemos para um futuro melhor.

Reconhecer, enfrentar e lidar com nosso universo interno e a proposta do trabalho psicoterapico, um processo que visa o crescimento do indivíduo.

O psicoterapeuta tem como papel ser um facillitador, na medida que juntamente com o paciente, vai em busca de novos caminhos.

Se entendermos que além da consciência temos o inconsciente, devemos considerar que todos os nossos comportamentos e nossas escolhas passam por ele. Acessá-lo e entendê-lo é fundamental para que possamos promover mudanças internas.

Comentários

Postagens mais visitadas