Pular para o conteúdo principal

Qdo procurar uma Psicoterapia?

Algumas questões são levantadas em relação a psicoterapia: Quando e Porquê devo procurá -la.

Embora a maior parte das pessoas busque o apoio psicoterapico a procura de respostas ou ajuda em uma situação específica, não se faz necessário um motivo – trauma ou drama – para se engajar no processo.

A proposta da psicoterapia é ser um caminho de auto – conhecimento e de crescimento.

Há quem acredite que falar com um amigo, ou até mesmo com uma entidade religiosa, possa surtir o mesmo efeito, porém, devemos entender que o psicólogo vai além do fato de simplesmente ouvir, ou dar opiniões. A leitura que se faz em psicoterapia é a leitura do encoberto, ou seja a leitura do inconsciente.

Nosso inconsciente está sempre presente, atuando diretamente em nossas ações e escolhas. Quantas vezes nos percebemos repetindo padrões não desejados, que já nos haviamos prometido não repetí-los. Quantas vezes nos percebemos participando do mesmo filme que conhecemos o final e não concordamos com ele. Conscientemente buscamos situações que nos parecem novas – mudamos personagens e cenários . Portanto tudo parece ser diferente, mas no decorrer da história nos damos conta de que nada fizemos de diferente, a história é a mesma, isto porque inconscientemente não promovemos mudança alguma.

Num processo de psicoterapia acessamos o inconsciente, através da fala verbal e corporal e também através dos sonhos. Ao acessá-lo podemos entender o que realmente nos leva a ter determinados comportamentos. Nossas mudancas dependem deste enfrentamento para que possam ter suporte interno a fim de que sejam mudanças consistentes.

Nao basta querer mudar, querer é o primeiro passo, é preciso sentir a necessidade da mudança.

Todos nós temos uma história passada que influencia em nosso presente. Precisamos vasculhar este baú para que buscando a raíz de nossas dificuldades, possamos promover as mudanças do presente e crescer livre de amarras que nos prendem, impedindo que caminhemos para um futuro melhor.

Reconhecer, enfrentar e lidar com nosso universo interno e a proposta do trabalho psicoterapico, um processo que visa o crescimento do indivíduo.

O psicoterapeuta tem como papel ser um facillitador, na medida que juntamente com o paciente, vai em busca de novos caminhos.

Se entendermos que além da consciência temos o inconsciente, devemos considerar que todos os nossos comportamentos e nossas escolhas passam por ele. Acessá-lo e entendê-lo é fundamental para que possamos promover mudanças internas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 maneiras de jogar energia fora...

Por mais que existam pessoas desequilibradas e difíceis nós é que somos responsáveis pelas nossas energias e cabe a cada um de nós preservá-la e administrá-la da melhor forma possível. Existem “receitinhas”, orações, banhos, cristais e um arsenal de proteção, que são válidos e eficientes até um certo ponto. Porque aquele que não assume a responsabilidade por suas venturas e desventuras sempre estará vulnerável às energias ao seu redor. Sabe por que o outro rouba a sua energia? Porque você deixa a porta aberta!!! E depois ainda diz que a culpa é do outro… Para ajudar a refletir, fiz uma listagem de doze atitudes (e olhe que a lista é imensa!) que gastam uma tremenda energia vital. Uma vez desvitalizado e sem proteção fica fácil para qualquer um chegar perto e perturbar seu equilíbrio. Use esta listagem também para pensar porque a prosperidade às vezes passa longe de você. A energia que seria usada para atrair o bem, a felicidade, o amor, o dinheiro acaba sendo gasta de …

עילי בוטנר ורן דנקר - בואי נעזוב

Agradecer sempre!!!

Você sabia que o Universo se comunica conosco o tempo todo e nos envia respostas, mensagens e sinais, de acordo com nossos desejos e necessidades? Estes sinais se manifestam através do fenômeno que conhecemos como sincronicidade, ou seja, no momento em que você necessita de algo, ou de que alguma situação aconteça, aquilo se manifesta repentinamente em sua vida. Mas eles não se apresentam somente com soluções grandiosas ou espetaculares. Manifestam-se igualmente nos acontecimentos rotineiros. A prova incontestável de que você está vivendo e atuando numa parceria harmoniosa com a vida, é a presença destas sincronicidades em seu dia-a-dia. Para percebê-las, é necessário que você esteja atenta e consciente de que o Universo sempre responde, de alguma forma, a todos os seus pedidos. Se você vinha recebendo estes presentes e, de repente, eles pararam de acontecer, saiba que algo saiu do eixo em seu plano de vida..... É indício de que você se deixou perturbar por alguma forma de negativida…