Pular para o conteúdo principal

Depressão ou tristeza.. qual a diferença?

DEPRESSÃO

A vida provoca uma imensidão de sentimentos e emoções, fazendo com que a gente se delicie de tanto amor e prazer,como também, se inundar de dor e sofrimento…Tudo faz parte do processo de vida.

Quando somos tomados por situações boas, digerimos com prazer, mas quando somos tomados por situações difíceis, vivemos a sensação contrária desta, conforme a intensidade da situação…Esse é o processo natural e automático, dançamos a música ou vivemos o luto…

A doença DEPRESSÃO, faz com que o indivíduo tenha uma visão de mundo limitada, associada à sensação de falta de saída, desmotivação, sentimento de angústia que se extende pelo tempo como um funcionamento negativo crônico.O universo fica descolorido, muitas vezes NEGRO,dificultando enxergar as formas, para que possa dar o entendimento de si próprio, do outro e do ambiente.

“A tristeza” na depressão, se prolonga, prejudicando o curso da vida em todos seus âmbitos, pois é sentida de uma forma intensa, acompanhada de sentimentos de auto-desvalorização e culpa.

A fadiga, o desânimo, o sentimento de fragilidade e a falta de prazer são companheiros constantes, assim como cognitivamente a alteração da atenção, da concentração e dos processos de pensamento .

O sono fica alterado, agitado ou com interrupções, prejudicando assim o indivíduo , por essa razão, pode gerar lentidão, irritabilidade e dificuldades na realização de atividades que antes naturalmente se fazia. A interação social vai se acanhando, preferindo o isolamento , os amigos vão se afastando por não perceberem ou não saberem da doença e assim se forma um ciclo vicioso .

A alimentação tambem sofre alterações, provocando inapetência ou excessos, principalmente se tiver ansiedade associada; assim como a sexualidade também se altera, pois o interesse sexual e a líbido ficam diminuídas. Dessa forma a vida aos poucos vai perdendo a “graça”.

Essa séria doença, é causada por uma gama de fatores, tanto psicológicos, ambientais, genéticos e sociais. Portanto é preciso ser entendida e tratada em qualquer nível da doença.

A psicoterapia faz-se necessária, assim como a intervenção medicamentosa, para que a pessoa possa voltar a sentir o prazer e o entusiasmo pela vida. Permitindo-se mais oportunidades de novos caminhos para desbravar a vida com todo o direito devido.

Diferente da depressão, existem os momentos mais leves e mais pesados, comuns a qualquer um de nós. Podendo gerar tristeza ou alegria, com seus direitos e necessidades da vida psíquica, e é resposta a essas situações. Como por ex: Perdas, frustações ou desapontamentos, aí podemos falar da TRISTEZA .

Os sintomas que contornam a TRISTEZA , como desânimo,apatia, falta de energia, sonolência, podem estar presentes, mas não impedem a realização dos compromissos estabelecidos pelo indivíduo no curso de sua história.

Ela geralmente é associada a um motivo específico ou a diversos fatores juntos ,e não necessáriamente desencadeia a depressão.

O luto normal de” uma dor”, pode se estender por até 1 a 2 anos ,que se caracteriza por uma profunda tristeza, exacerbação da atividade simpática e inquietude. Nesse quadro a pessoa SOFRE muito, mas preserva certos interesses e participa da vida quando estimulada.

“O bom da vida não é buscar a perfeição, mas saber buscar o bom da vida …e se sentir feliz.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 maneiras de jogar energia fora...

Por mais que existam pessoas desequilibradas e difíceis nós é que somos responsáveis pelas nossas energias e cabe a cada um de nós preservá-la e administrá-la da melhor forma possível. Existem “receitinhas”, orações, banhos, cristais e um arsenal de proteção, que são válidos e eficientes até um certo ponto. Porque aquele que não assume a responsabilidade por suas venturas e desventuras sempre estará vulnerável às energias ao seu redor. Sabe por que o outro rouba a sua energia? Porque você deixa a porta aberta!!! E depois ainda diz que a culpa é do outro… Para ajudar a refletir, fiz uma listagem de doze atitudes (e olhe que a lista é imensa!) que gastam uma tremenda energia vital. Uma vez desvitalizado e sem proteção fica fácil para qualquer um chegar perto e perturbar seu equilíbrio. Use esta listagem também para pensar porque a prosperidade às vezes passa longe de você. A energia que seria usada para atrair o bem, a felicidade, o amor, o dinheiro acaba sendo gasta de …

עילי בוטנר ורן דנקר - בואי נעזוב

Agradecer sempre!!!

Você sabia que o Universo se comunica conosco o tempo todo e nos envia respostas, mensagens e sinais, de acordo com nossos desejos e necessidades? Estes sinais se manifestam através do fenômeno que conhecemos como sincronicidade, ou seja, no momento em que você necessita de algo, ou de que alguma situação aconteça, aquilo se manifesta repentinamente em sua vida. Mas eles não se apresentam somente com soluções grandiosas ou espetaculares. Manifestam-se igualmente nos acontecimentos rotineiros. A prova incontestável de que você está vivendo e atuando numa parceria harmoniosa com a vida, é a presença destas sincronicidades em seu dia-a-dia. Para percebê-las, é necessário que você esteja atenta e consciente de que o Universo sempre responde, de alguma forma, a todos os seus pedidos. Se você vinha recebendo estes presentes e, de repente, eles pararam de acontecer, saiba que algo saiu do eixo em seu plano de vida..... É indício de que você se deixou perturbar por alguma forma de negativida…