Pular para o conteúdo principal

O amor na visão do Tao




"Dizem os taoístas que depois que a criança sai do útero, o espírito primal começa a residir no terceiro olho. Entre os dois olhos existe um terceiro, exatamente no meio, que no mapa Yoga chama-se ajna chakra, o centro do terceiro olho. É o que os taoístas chamam de morada do espírito primal. O coração físico está completamente dependente do mundo exterior. É afetado pelo mundo exterior, é parte do mundo exterior que está dentro de você. Este não é o verdadeiro coração.

Os taoístas dizem que o verdadeiro coração está no terceiro olho; não se move, é imóvel; é sempre o mesmo. O coração físico está sempre no caos e o coração espiritual, no terceiro olho, está sempre em ordem. É a própria ordem. É por isso que os hindus o chamam de ajna chakra, o centro de onde emanam as ordens, onde brota a disciplina. Se algo vem do terceiro olho, é imediatamente seguido; todo corpo obedece, todo o ser obedece. É o centro de onde as ordens são emitidas. Mas está profundamente adormecido. Você vive no seu coração físico. Não conhece ainda o seu coração espiritual.

O coração físico pensa que o coração espiritual é fraco porque ele não se move. E porque ele não se move, você não fica consciente dele. Você só se torna consciente das coisas quando elas se movem. Se algo permanece absolutamente imóvel você o esquece. E o coração inferior se acha muito forte e pensa no coração celeste, no coração espiritual, como num ser fraco, quase morto, porque ele não se move. Por causa disto, o coração inferior tornou-se o seu senhor.Mas se você começa a tornar-se mais e mais alerta, mais e mais consciente, descobrirá que fortificou o castelo primal no terceiro olho. Sempre que ficar atento, ficará surpreso: começará a funcionar a partir do terceiro olho. Torne-se apenas um pouco mais atento e sentirá uma pequena tensão no terceiro olho. Sempre que se tornar alerta, o esforço é maior no terceiro olho. Alguma coisa começa a vibrar no terceiro olho, alguma coisa começa a pulsar ali.Quando a atenção move-se para o terceiro olho e o faz funcionar, ele torna-se vivo... É por isso que os hindus o chamam de chakra.

Chakra significa roda. A roda necessita energia; quando a energia entra, a roda começa a mover-se. Por 'movimento' quero dizer que ela começa a funcionar. Uma grande revolução acontece então em seu ser; imediatamente o coração inferior inclina-se ao coração superior. Quando o mais alto chega, o inferior sempre se inclina. Ele governa apenas quando o mais alto não está presente.

Penetre no centro do terceiro olho e deixe o coração espiritual funcionar, e tudo estará controlado e disciplinado. Deixei que o senhor venha e tudo ficará em ordem imediatamente'.Permita apenas que o senhor entre e não haverá necessidade de fazer qualquer esforço para criar uma ordem em sua vida, não haverá necessidade de criar um caráter. Por isso eu digo, não fique preocupado com o caráter.

Simplesmente coloque todas as suas energias em ser mais consciente. A consciência é seguida pelo caráter, assim como você é seguido pela sua sombra. Se você tentar cultivar um caráter, seu caráter será falso, fictício, e você se tornará um hipócrita. Essa é a maneira de atingir o supremo. Esta é a suprema mágica. Por que chamá-la de mágica?

Porque uma vez que o coração superior começa a funcionar, é como se um mágico milagre acontecesse... Antes, os seus sentidos nunca estavam em ordem, sua mente estava sempre confusa. Você estava sempre hesitando: fazer isto ou fazer aquilo? Ser ou não ser? Você estava em constante tensão: para onde ir? o que escolher? Subitamente, como se alguém tivesse feito um milagre, toda a confusão desaparece, chega a claridade, a vida se torna transparente. Você simplesmente faz o que tem que ser feito.

De fato, quando o coração celeste começa a funcionar, tudo o que você faz é bom; não consegue fazer errado, é impossível.E são três os constituintes desta suprema mágica: a semente-água, o espírito-fogo e o pensamento-terra. Três símbolos taoístas. Você deverá entendê-los.Semente-água é eros, a energia que você conhece como energia sexual, a energia da paixão. Neste momento ela apenas cria problemas para você e nada mais. Neste momento ela finge ser sua amiga, mas prova ser sua inimiga. Quanto mais atrás dela você for, mais ela o levará para misérias. Por isso se diz que o amor é cego.

O amor é cego porque você ainda não tem olhos, e uma grande energia que poderia ter se tornado uma grande bênção para você, transforma-se apenas em miséria. Eros é sua energia. E Freud está certo em buscar e pesquisar tudo em seu eros, em sua energia sexual. Mas ele está errado porque não sabe que este estado comum de energia sexual não é o seu estado natural, é um estado pervertido.No seu estado natural, a energia sexual sobe cada vez mais alto, leva-o para cima e não para abaixo.

Em seu estado natural, a energia sexual se torna a Flor Dourada dentro de você. No chamado estado comum, pervertido, ela simplesmente o leva para novas prisões, porque se move para fora e para baixo. Ela o dissipa e apenas traz a sua morte cada vez mais perto. Se a mesma energia começar a se mover para cima, ela lhe traz uma nova vida, vida em abundância. Torna-se o Elixir da Vida.Tal como um lodo pode se tornar um lótus, pois o lodo contém a semente dele, assim a sua energia sexual contém a semente da Flor Dourada. Mas a energia tem que se mover para cima, você não pode movê-la para baixo.

Existem pessoas que tentam fazê-la mover-se para cima, eles se tornam pervertidos sexuais e nada mais. Você não pode fazê-lo diretamente. mas pode fazê-lo indiretamente. Uma vez que seu terceiro olho, seu coração espiritual começa a funcionar, a energia começa a mover-se por iniciativa própria. Você criou um terceiro olho e a energia é atraída como se fosse por um imã. Neste momento, a sua energia move-se para fora porque você tem imãs no exterior, bem maiores que os do interior.

Você vê uma bela mulher e a energia começa a mover-se para fora; a mulher funciona como um imã. Quando seu terceiro olho funciona, você tem um imã tão forte que ninguém pode puxá-lo para fora. É apenas uma questão de ter dentro um imã maior do que o que existe no exterior. Então a energia se move para cima e para dentro.Se você voltar-se para fora, mover-se-á para o mundo da dualidade. Se para dentro, penetrará no mundo da não-dualidade; tornar-se-á não-polar. É esse exatamente o fundamento do que se chama metapsicologia, ou a psicologia dos Budas. Isso é pura religião. Não a religião dos rituais, mas a pura religião; nada tem a ver com cristianismo ou hinduismo, mas tem algo a ver com a sua fonte de energia.

O segundo é o espírito-fogo. É a luz, o logos; é a mente consciente. O eros movendo-se para cima, leva-o para além da mente consciente e inconsciente. O logos é a mente consciente. É a psicologia, a ciência.O pensamento-terra é a escuridão, a inconsciência, a intuição. É a parapsicologia, a arte. As mulheres vivem em pensamento-terra, na visão intuitiva. As mulheres vivem como seres inconscientes, ilógicos. Os homens vivem em espírito-fogo, logos, lógica, mente-consciente. Os artistas são femininos, os cientistas são masculinos. E a semente-água, eros, a energia única é não-dual. Leva-o além da arte e além da ciência. Leva-o para além da consciência e da inconsciência. Leva-o para além do homem e da mulher. Leva-o para o não-dual, o transcendental.Mas o segredo da mágica é deixar que seu coração celestial funcione, aquele que existe entre os seus dois olhos.



"OSHO - O Segredo dos Segredos, vol. 1 - Cap. 7 - Tao Editora Ltda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 maneiras de jogar energia fora...

Por mais que existam pessoas desequilibradas e difíceis nós é que somos responsáveis pelas nossas energias e cabe a cada um de nós preservá-la e administrá-la da melhor forma possível. Existem “receitinhas”, orações, banhos, cristais e um arsenal de proteção, que são válidos e eficientes até um certo ponto. Porque aquele que não assume a responsabilidade por suas venturas e desventuras sempre estará vulnerável às energias ao seu redor. Sabe por que o outro rouba a sua energia? Porque você deixa a porta aberta!!! E depois ainda diz que a culpa é do outro… Para ajudar a refletir, fiz uma listagem de doze atitudes (e olhe que a lista é imensa!) que gastam uma tremenda energia vital. Uma vez desvitalizado e sem proteção fica fácil para qualquer um chegar perto e perturbar seu equilíbrio. Use esta listagem também para pensar porque a prosperidade às vezes passa longe de você. A energia que seria usada para atrair o bem, a felicidade, o amor, o dinheiro acaba sendo gasta de …

עילי בוטנר ורן דנקר - בואי נעזוב

Agradecer sempre!!!

Você sabia que o Universo se comunica conosco o tempo todo e nos envia respostas, mensagens e sinais, de acordo com nossos desejos e necessidades? Estes sinais se manifestam através do fenômeno que conhecemos como sincronicidade, ou seja, no momento em que você necessita de algo, ou de que alguma situação aconteça, aquilo se manifesta repentinamente em sua vida. Mas eles não se apresentam somente com soluções grandiosas ou espetaculares. Manifestam-se igualmente nos acontecimentos rotineiros. A prova incontestável de que você está vivendo e atuando numa parceria harmoniosa com a vida, é a presença destas sincronicidades em seu dia-a-dia. Para percebê-las, é necessário que você esteja atenta e consciente de que o Universo sempre responde, de alguma forma, a todos os seus pedidos. Se você vinha recebendo estes presentes e, de repente, eles pararam de acontecer, saiba que algo saiu do eixo em seu plano de vida..... É indício de que você se deixou perturbar por alguma forma de negativida…