Meditar e Ver...





Buda não é alguém a quem você reza, ou de quem tenta conseguir algo. Tampouco um buda é alguém a quem você se curva. Um buda simplesmente é uma pessoa que está acordada — nada mais nada menos.

O Budismo não é um sistema de crença. Não versa sobre aceitar certas doutrinas nem acreditar num conjunto de reivindicações ou princípios. Na realidade, é exatamente o oposto. Ele versa sobre examinar clara e cuidadosamente o mundo, sobre testar todas as coisas e cada ideia.

O Budismo é sobre ver Conhecer em vez de acreditar ou esperar ou querer. Também é sobre não ter medo de examinar qualquer coisa e todas as coisas,incluindo as nossas próprias atividades.

Seja como for, precisamos examinar a própria doutrina do Buda.

Este convidava as pessoas, em todas as ocasiões, a testá-lo.

- Não acredite em mim porque você me vê como o seu mestre, ele disse.
- Não acredite em mim porque os outros acreditam.
- Não acredite em nada pelo fato de o ter lido num livro.
- Não deposite sua fé em relatos, na tradição, em boatos, nem na autoridade de líderes religiosos ou de textos.
- Não confie na simples lógica, nem na inferência, nem nas aparências, nem na especulação.


O Buda enfatizou repetidamente a impossibilidade de algum dia chegar à Verdade desistindo de sua própria autoridade e seguindo a opinião dos outros. Esse caminho só conduzirá a uma opinião, sua ou de outra pessoa. O Buda encorajava as pessoas a saber por vocês mesmas que certas coisas são nocivas e erradas. E quando vocês fizerem isso, então desistirão delas. E quando souberem por si mesmas que certas coisas são saudáveis e boas, então as aceitarão e seguirão.

A mensagem é sempre examinar e ver por si mesmo. Quando você vir por si mesmo oque é verdadeiro — e esse é realmente o único modo pelo qual você pode conhecer genuinamente qualquer coisa — quando isso acontecer, aceite—o. Até ai, apenas deixede lado o julgamento e a critica.O ponto central do Budismo é apenas ver. Isso é tudo.

BUDISMO CLARO E SIMPLES | Steve Hagen | Editora Pensamento

Comentários

Postagens mais visitadas