Qdo vc escolhe o momento certo....


Ir ao Psicólogo significa que estou louco? Para quê ir ao Psicólogo se tenho amigos para desabafar? Ir ao psicólogo revela fraqueza?

Ir a uma consulta de psicologia não significa que se esteja louco. Qualquer um de nós, poderá atravessar momentos difíceis na vida. Ou porque a vida assim o proporciona, ou porque algo no nosso desenvolvimento não correu como o esperado. Isso não implica que a pessoa enlouqueça, pode apenas significar que precise de “tratar” alguns aspectos da sua vida psíquica de forma a voltar a ter uma vida equilibrada.O Psicoterapeuta é um técnico especializado com conhecimentos e técnicas de intervenção, que um amigo, por melhores que sejam as suas intenções, não tem. É por esse motivo que um desabafo com um amigo pode não ser suficiente para aliviar determinados tipos de sofrimento, por vezes até se agravam, porque a tendência dos amigos é dizerem “ não penses nisso”, “ isso é da tua cabeça”, desvalorizando o problema da pessoa e fazendo-lhe crer que não tem nada, levando na maioria das situações a que a pessoa se desvie das consultas e agrave assim o seu problema.

Optar por falar com os familiares também não é boa opção. Na maioria das situações a família não consegue perceber e aceitar o estado da pessoa.

Não é fraqueza solicitar ajuda especializada que nos ajude a encontrar o nosso equilíbrio psíquico.

Não é fraqueza precisar de ajuda especializada quando se enfrenta momentos difíceis ao longo da vida.

Não é fraqueza enfrentar os nossos medos e receios.

Não é fraqueza tentarmo-nos conhecer melhor.

Não é fraqueza pedirmos ajuda especializada que nos ajude a derrubar algumas barreiras que impedem o nosso crescimento e o alcance da felicidade.

É necessária muita coragem para sabermos quando devemos pedir essa ajuda de forma a ultrapassar as nossas dificuldades, buscar o nosso equilíbrio e conseguir estar bem connosco próprios.


Comentários

Postagens mais visitadas