Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 18, 2011

A nossa capacidade onírica...

Os sonhos têm significados em todas as culturas, nas mais diferentes crenças. Há espaço para a interpretação mística, tradicional e até mesmo para a leitura científica – por meio da psicologia.Para o médico psiquiatra Carl Gustav Jung, fundador da Psicologia Analítica, considerado um dos mais importante estudiosos do fenômeno, os sonhos não são meras fantasias ou lembranças misturadas, mas mensagens do inconsciente com sua própria simbologia e significado.

O pensador defendia que os sonhos eram produtos do inconsciente. Sua "substância" ou matéria-prima é constituída por símbolos, elementos formados por conteúdos próprios da consciência e do inconsciente. O trabalho analítico consiste também em compreender, através da consciência, os significados implícitos nestes símbolos.No mundo dos sonhos nem tudo é o que o parece e aA Ciência encara os sonhos como um mecanismo que aponta e demonstra a real situação psíquica do sonhador, ensina e muitas vezes aponta caminhos para a soluç…

A experiência do vazio

Para a maioria dos seres humanos, o sentimento de vazio é sentido como extremamente negativo. Mas, sob a ótica espiritual, o vazio consiste na ausência completa de pensamentos, o momento em que o turbilhão da mente cessa e podemos, enfim, entrar numa dimensão do ser que só pode existir no silêncio.

Quando ainda dominados pela mente e o ego, o ser humano foge do silêncio, buscando ocupar todos os momentos de seu dia com a maior quantidade possível de atividade e barulho.

Aqueles que ainda não despertaram para a verdade, encaram o silêncio como amedrontador, como se ao entrarem em contato com seu mundo interior, pudessem descobrir ali, pensamentos e emoções que gostariam de evitar.

Mas a harmonia e a paz com que tanto sonhamos, somente podem surgir a partir deste mergulho no silêncio, que nos permitirá obter uma visão real acerca de quem somos, e de onde se originam as crenças que cultivamos acerca de nós mesmos.

Sem esta consciência, seguimos buscando ocupar nossa atenção com falsos valore…