Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 3, 2011

Catarse com Amor

Ando refletindo no quanto é difícil dissipar algumas energias negativas. Realmente dissipá-las da nossa alma e não guardá-las em algum lugar dentro de nós como se elas não existissem. Isso não é bom, é como conservar uma “Caixa de Pandora”, sempre devastadora quando aberta. Nossa luta maior passa a ser mantê-la fechada, não restando forças para dissipar a energia negativa alí acumulada. Isso não é saudável sob nenhum aspécto. Penso que essa caixa não devia existir dentro de nós, porque se acumulada, nos envenena silenciosamente e devastadoramente. Muitas doenças físicas têm como causa energias negativas acumulada na alma. Mas isso ainda não é o pior, porque de qualquer forma o máximo que pode nos acontecer é morrermos devido à essas doenças, e isso, sem dúvida, não é o “fim do mundo”, mas o problema psíquico mudando de dimensão. Nosso corpo físico pode morrer, mas o problema não, porque a causa está no Espírito. Morremos e continuamos com as energias negativas, por isso penso que cata…

A energia psiquica e o vampirismo

Jung fala sobre energia psíquica como limitada em quantidade e indestrutivel. Ele não diz, como Freud, que a energia é de caráter apenas sexual mas como energia vital. Ele descreve como a energia pode fluir ou ser bloqueada em seu fluxo por algum canal. A propria energia não se altera, mas toma uma direção diferente. A tendencia natural da psique é de manter o equilibrio portanto, devido a essa tendencia, a energia psíquica muda de direção e intensidade quando ocorre um desequilibrio e não apenas devido a um bloqueio. (http://www.rubedo.psc.br/dicjung/listaver.htm). Portanto nós tendemos a investir energia naquilo que nos interessa mas a mente sempre vai fazer o movimento de compensar. Por isso quando estamos obcecados por algo, normalmente nossa sombra esta recebendo a mesma energia. A parte herdada da psique são os arquétipos que são padrões de estruturação do desempenho psicológico ligados ao instinto. O arquétipo é um conceito psicossomático, unindo corpo e psique, instinto e imag…

Em que fase da Jornada Arquetipica voce esta?

Os arquétipos são fatores hereditários universais e representam situações tipificadas da vida. É como se fossem imagens virtuais, comuns a todos os seres humanos e prontas para serem concretizadas através de experiências reais. São padrões universais que formam o conteúdo básico das religiões, lendas, mitologias e contos de fada. Enfim, toda atividade humana possui um padrão interno de organização, ou seja, há sempre uma constelação arquetípica determinando nossos atos e pensamentos.

Falaremos do Arquétipo do Herói - é constelado por homens e mulheres e ajuda a ampliar o conhecimento que temos de nós mesmos. O trajeto do Heroi traz etapas as quais podemos nos perceber ao longo da vida. E cada um deles tem características próprias....

"A jornada do herói é um empreendimento que permite ao indivíduo se afastar da imaturidade psicológica, estágio que se caracteriza pela submissão e dependência de recompensas e castigos, encaminhando-se para uma condição de maturidade" ("Os d…