Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 13, 2011

Astrologia Arquetípica

Zeus e Hera



“A Astrologia tem como base a idéia da harmonia universal. Seu princípio fundamental está expresso na frase” assim como está em cima, está abaixo", é pressuposto de que o microcosmo da psique humana reflete o macrocosmo e de que os acontecimentos terrestres espelham os acontecimentos celestes.
Na Grécia Helênica, os astrólogos refinaram os cálculos astronômicos e determinaram divindades mitológicas específicas para os diferentes planetas, refletindo as associações mitológicas já estabelecidas pelos babilônios. Eles então usaram esse sistema para prever os acontecimentos coletivos, assim como aqueles das vidas dos indivíduos.

A perspectiva astrológica reflete rigorosamente o significado original da palavra grega Kosmos, que descreve o mundo como um sistema inteligivelmente ordenado, configurado e coerentemente interconectado com a humanidade como uma parte integral do todo. Nesta visão, a vida humana não é o resultado de forças fortuitas regidas pelo acaso c…

Astrologia Psicológica

Por Tereza Kawall

A astrologia psicológica abarca valiosos conceitos da Psicologia Analítica, uma vez que o arcabouço intelectual de ambas têm muitos pontos em comum. Outras premissas teóricas abrangem os postulados de vida potencial dada a priori, o aspecto dinâmico do inconsciente e o propósito criativo e finalista da existência, em que o desenvolvimento individual, vale dizer, a própria vida, tem um significado.

Cito Jung numa carta ao astrólogo francês André Barbault, em 1954:
"Existem muitos exemplos de notáveis analogias entre constelações astrológicas e eventos psicológicos ou entre o horóscopo e a disposição geral do caráter. É até mesmo possível prever até certo ponto, o efeito físico de um trânsito astrológico. Podemos esperar, com considerável certeza, que uma determinada situação psicológica bem definida seja acompanhada por uma configuração astrológica análoga. A astrologia consiste de configurações simbólicas do inconsciente coletivo, que é o assunto prin…