Pular para o conteúdo principal

A nossa capacidade onírica...

Os sonhos têm significados em todas as culturas, nas mais diferentes crenças. Há espaço para a interpretação mística, tradicional e até mesmo para a leitura científica – por meio da psicologia.

Para o médico psiquiatra Carl Gustav Jung, fundador da Psicologia Analítica, considerado um dos mais importante estudiosos do fenômeno, os sonhos não são meras fantasias ou lembranças misturadas, mas mensagens do inconsciente com sua própria simbologia e significado.

O pensador defendia que os sonhos eram produtos do inconsciente. Sua "substância" ou matéria-prima é constituída por símbolos, elementos formados por conteúdos próprios da consciência e do inconsciente. O trabalho analítico consiste também em compreender, através da consciência, os significados implícitos nestes símbolos.

No mundo dos sonhos nem tudo é o que o parece e a

A Ciência encara os sonhos como um mecanismo que aponta e demonstra a real situação psíquica do sonhador, ensina e muitas vezes aponta caminhos para a solução de problemas, enfrentamento de medos e superação de traumas.

Na psicologia clínica junguiana é o paciente – com o apoio do terapeuta - que relaciona esses símbolos ao momento, emoções, fantasias e lembranças - cada pessoa recebe a "mensagem" de que necessita.

O que as pessoas veem e sentem enquanto sonham não deve ser, necessariamente, entendido literalmente. "O inconsciente tem uma forma diferente de se comunicar, apropriam-se de símbolos para falar com o ego", Em outras palavras, muitas vezes sonhar com a morte ou a dor pode ser angustiante, mas seu significado nada ter a ver com isso e pode até ser bastante positivo.

Mensagens
"O sonho é um produto do inconsciente
do indivíduo com símbolos, cujos
significados são compreendidos por
associação"

Os sonhos recorrentes, especialmente aqueles ocorridos na infância, podem revelar aspectos importantes da vida e da personalidade do indivíduo: quem ele é, qual sua situação psíquica atual, como se mostra para o mundo e até mesmo a forma como a pessoa se relaciona com os outros.

A mensagem do sonho fica mais clara por meio de associações, isso vale para cores, objetos, pessoas, ou seja, qualquer imagem."Podemos analisar o contexto de um sonho e, pelo significado das cores presentes, interpretar o que ele quer dizer", diz. Mesmo dos pesadelos não é preciso ter medo.

As imagens nem sempre são o que parecem, mas estão carregadas de significados inconscientes, que são revelados por meio de associações que o paciente faz.

É o "sonhador" que faz os questionamentos que desvendam a mensagem do inconsciente. Elisângela esclarece ainda que para a Ciência o sonho é, antes de tudo, um processo de autoconhecimento. Pelo mesmo motivo é raro quando um sonho serve para prever o futuro. O que acontece com mais frequência é que a pessoa sonha com uma situação resolvida, se orienta pelo sonho e, quando dá certo, ela vivencia o que anteviu.

Precursor
O primeiro trabalho científico sobre o tema foi "A Interpretação dos Sonhos"(1899), de Sigmund Freud. Mais tarde, Carl Jung iria aprofundar o estudo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 maneiras de jogar energia fora...

Por mais que existam pessoas desequilibradas e difíceis nós é que somos responsáveis pelas nossas energias e cabe a cada um de nós preservá-la e administrá-la da melhor forma possível. Existem “receitinhas”, orações, banhos, cristais e um arsenal de proteção, que são válidos e eficientes até um certo ponto. Porque aquele que não assume a responsabilidade por suas venturas e desventuras sempre estará vulnerável às energias ao seu redor. Sabe por que o outro rouba a sua energia? Porque você deixa a porta aberta!!! E depois ainda diz que a culpa é do outro… Para ajudar a refletir, fiz uma listagem de doze atitudes (e olhe que a lista é imensa!) que gastam uma tremenda energia vital. Uma vez desvitalizado e sem proteção fica fácil para qualquer um chegar perto e perturbar seu equilíbrio. Use esta listagem também para pensar porque a prosperidade às vezes passa longe de você. A energia que seria usada para atrair o bem, a felicidade, o amor, o dinheiro acaba sendo gasta de …

עילי בוטנר ורן דנקר - בואי נעזוב

Agradecer sempre!!!

Você sabia que o Universo se comunica conosco o tempo todo e nos envia respostas, mensagens e sinais, de acordo com nossos desejos e necessidades? Estes sinais se manifestam através do fenômeno que conhecemos como sincronicidade, ou seja, no momento em que você necessita de algo, ou de que alguma situação aconteça, aquilo se manifesta repentinamente em sua vida. Mas eles não se apresentam somente com soluções grandiosas ou espetaculares. Manifestam-se igualmente nos acontecimentos rotineiros. A prova incontestável de que você está vivendo e atuando numa parceria harmoniosa com a vida, é a presença destas sincronicidades em seu dia-a-dia. Para percebê-las, é necessário que você esteja atenta e consciente de que o Universo sempre responde, de alguma forma, a todos os seus pedidos. Se você vinha recebendo estes presentes e, de repente, eles pararam de acontecer, saiba que algo saiu do eixo em seu plano de vida..... É indício de que você se deixou perturbar por alguma forma de negativida…