Pular para o conteúdo principal

A energia psiquica e o vampirismo



Jung fala sobre energia psíquica como limitada em quantidade e indestrutivel. Ele não diz, como Freud, que a energia é de caráter apenas sexual mas como energia vital. Ele descreve como a energia pode fluir ou ser bloqueada em seu fluxo por algum canal. A propria energia não se altera, mas toma uma direção diferente. A tendencia natural da psique é de manter o equilibrio portanto, devido a essa tendencia, a energia psíquica muda de direção e intensidade quando ocorre um desequilibrio e não apenas devido a um bloqueio. (http://www.rubedo.psc.br/dicjung/listaver.htm). Portanto nós tendemos a investir energia naquilo que nos interessa mas a mente sempre vai fazer o movimento de compensar. Por isso quando estamos obcecados por algo, normalmente nossa sombra esta recebendo a mesma energia. A parte herdada da psique são os arquétipos que são padrões de estruturação do desempenho psicológico ligados ao instinto. O arquétipo é um conceito psicossomático, unindo corpo e psique, instinto e imagem. Os arquétipos são percebidos em comportamentos externos, especialmente aqueles que se aglomeram em torno de experiencias básicas e universais da vida. (http://www.rubedo.psc.br/dicjung/listaver.htm). O Mito do vampiro é um arquétipo que designa aqueles seres noturnos, com sexualidade reprimida, comportamento dionisíaco, a face lunar e a vaidade. Quando uma pessoa tem essas características na sombra (lado desconhecido da psique, não necessariamente ruim mas desconhecido), pode agir sugando a energia de outras pessoas sem perceber. A pessoa não consegue se abastecer energeticamente e busca sua energia nas pessoas com as quais se relaciona. Isso caracteriza a prática da vampirização energética. Não estou dizendo que essas pessoas são más, isso acontece na maioria das vezes, de forma inconsciente, ou seja, elas são normalmente pessoas "boas", gentis, embora a condição de necessitar intensa e continuamente de energia reflita um estado de intenso desequilibrio interior. Pode-se sofrer a vampirizacão de várias formas, por um olhar, por horas de conversa, ou até pelo telefone.Talvez nenhuma outra imagem na vida retrate melhor o estado interior demoniaco de desepspero do que o "vampiro", que é uma forma negativa do arquetipo do espirito. Em algumas lendas, quando o vampiro se olha no espelho, não ha imagem. Pode ser visto como o lado sombrio perfeito de Narciso, a psique sem espelho. É preciso cuidado com esse paciente pois a luz solar da consciencia pode faze-lo não aguentar. Entrar diretamente em contato com o desespero é perigoso pois a essencia do desespero é de que nada vai dar certo, é isso que grita dentro dele. Portanto as racionalizações e explicações podem fazer com que a pessoa entre em estado de fusão com a força vampírica. O desespero é um vazio caótico que destrói as idéias. Portanto não adiante evita-lo, ele tem que ser explorado para que haja uma união frutífera que libere e crie a alma.
Referencias: (site Rubedo, "O Monólogo de um Vampiro Psíquico De Francisco Aldebaran" - net. Livro: PERSONALIDADE LIMITROFE: VISAO E CURA Por DANIEL CAMARINHA DA SILVA, Livro ENERGIA PSIQUICA - Obras completas de Jung)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 maneiras de jogar energia fora...

Por mais que existam pessoas desequilibradas e difíceis nós é que somos responsáveis pelas nossas energias e cabe a cada um de nós preservá-la e administrá-la da melhor forma possível. Existem “receitinhas”, orações, banhos, cristais e um arsenal de proteção, que são válidos e eficientes até um certo ponto. Porque aquele que não assume a responsabilidade por suas venturas e desventuras sempre estará vulnerável às energias ao seu redor. Sabe por que o outro rouba a sua energia? Porque você deixa a porta aberta!!! E depois ainda diz que a culpa é do outro… Para ajudar a refletir, fiz uma listagem de doze atitudes (e olhe que a lista é imensa!) que gastam uma tremenda energia vital. Uma vez desvitalizado e sem proteção fica fácil para qualquer um chegar perto e perturbar seu equilíbrio. Use esta listagem também para pensar porque a prosperidade às vezes passa longe de você. A energia que seria usada para atrair o bem, a felicidade, o amor, o dinheiro acaba sendo gasta de …

עילי בוטנר ורן דנקר - בואי נעזוב

Agradecer sempre!!!

Você sabia que o Universo se comunica conosco o tempo todo e nos envia respostas, mensagens e sinais, de acordo com nossos desejos e necessidades? Estes sinais se manifestam através do fenômeno que conhecemos como sincronicidade, ou seja, no momento em que você necessita de algo, ou de que alguma situação aconteça, aquilo se manifesta repentinamente em sua vida. Mas eles não se apresentam somente com soluções grandiosas ou espetaculares. Manifestam-se igualmente nos acontecimentos rotineiros. A prova incontestável de que você está vivendo e atuando numa parceria harmoniosa com a vida, é a presença destas sincronicidades em seu dia-a-dia. Para percebê-las, é necessário que você esteja atenta e consciente de que o Universo sempre responde, de alguma forma, a todos os seus pedidos. Se você vinha recebendo estes presentes e, de repente, eles pararam de acontecer, saiba que algo saiu do eixo em seu plano de vida..... É indício de que você se deixou perturbar por alguma forma de negativida…