Em que fase da Jornada Arquetipica voce esta?



Os arquétipos são fatores hereditários universais e representam situações tipificadas da vida. É como se fossem imagens virtuais, comuns a todos os seres humanos e prontas para serem concretizadas através de experiências reais. São padrões universais que formam o conteúdo básico das religiões, lendas, mitologias e contos de fada. Enfim, toda atividade humana possui um padrão interno de organização, ou seja, há sempre uma constelação arquetípica determinando nossos atos e pensamentos.

Falaremos do Arquétipo do Herói - é constelado por homens e mulheres e ajuda a ampliar o conhecimento que temos de nós mesmos. O trajeto do Heroi traz etapas as quais podemos nos perceber ao longo da vida. E cada um deles tem características próprias....

"A jornada do herói é um empreendimento que permite ao indivíduo se afastar da imaturidade psicológica, estágio que se caracteriza pela submissão e dependência de recompensas e castigos, encaminhando-se para uma condição de maturidade" ("Os distúrbios alimentares sob o enfoque da psicologia analítica" - 12 12UTC fevereiro 12UTC 2009 — Grupo Papeando)

Veja os estagios pelos quais passa o herói (ou heroína):
1)o Inocente: é aquele cidadão que vive no estado de graça; está indiscriminado dos pais; o mundo existe para servi-lo e o satisfaz em todos os seus desejos. É o estar eternamente no Jardim do Éden, ou seja, não quer responsabilidades, sofrimento, frustração... só prazer.

2)o Órfão: é aquele que tem o desejo de voltar ao estado de inocência, no qual não há dor e sofrimento, e, todas as necessidades são satisfeitas. Nesta fase a pessoa ja se vê como vítima do mundo pois ele sente-se desamparado; isso ocorre porque é a fase em que tem de afastar-se dos progenitores, em busca de seu próprio caminho e as exigencias do ego para enfrentar a vida pode fazer com que se sinta desamparado... não quer sair do conforto...

3)o Mártir: a pessoa começa a aprender a dar, a confiar e a sacrificar-se pelos outros mas ele (a) se sacrifica acreditando que, assim, virá a redenção. Ele não se vê como vítima do mundo, opta por ser a vítima, na crença de que seu sofrimento trará benefícios ou recompensas a si ou aos demais. Ele tenta, através do sacrifio, se tornar mais forte , impenetrável mas so consegue é manter seus monstros interiores presos em si ao invés de enfrentá-los.

4)o Nômade: nesta fase se inicia a tarefa de se perceber separado dos outros; O Nômade é o arquétipo daquele que parte sozinho para explorar o mundo; Vai à busca de aventuras ou de um tesouro perdido. Na verdade, esse é o momento que define o início da jornada rumo a si mesmo pois, aliado à aventura, tem-se o recolhimento interior. Ao desbravar o mundo, ele identifica seus “dragões” e “vilões”, e, então, precisa passar para o próximo estágio de Guerreiro para lutar contra eles.

5)o Guerreiro: nesse estágio, ele (a) aprende a lutar para se defender e mudar o mundo segundo sua própria imagem; esse arquétipo é o que melhor é identificado com o herói ou com o heroísmo. Quando se fala em herói, equaciona-se o Guerreiro. É a imagem da posição de ataque com a espada na mão.

6)o Mago: O mago é aquele que aprendeu, com os outros arquétipos, a responsabilizar-se por si, por seus atos e por suas escolhas, em razão de estar mais consciente de si mesmo, de seus propósitos, de seus anseios, de seus medos. Assim, aceita a realidade como é, com suas diferenças, e luta suas próprias lutas. Seu lema poderia ser: “viva e deixe viver”. Não precisa provar mais nada a ninguém. É o estágio em que torna-se único; já lutou com seus monstros e vilões e ganhou sua identidade adulta, sua auto-estima foi otimizada, já possui autoconfiança.

Na realidade, não passamos por esses estágios de forma linear mas podemos oscilar entre eles . Ja deu para perceber que não tem como passar por tudo isso sem frustrações e lutas né?! Agora é so pensar: em que fase voce está? Bjus, Bjus

Comentários

Postagens mais visitadas