Pular para o conteúdo principal

Em que fase da Jornada Arquetipica voce esta?



Os arquétipos são fatores hereditários universais e representam situações tipificadas da vida. É como se fossem imagens virtuais, comuns a todos os seres humanos e prontas para serem concretizadas através de experiências reais. São padrões universais que formam o conteúdo básico das religiões, lendas, mitologias e contos de fada. Enfim, toda atividade humana possui um padrão interno de organização, ou seja, há sempre uma constelação arquetípica determinando nossos atos e pensamentos.

Falaremos do Arquétipo do Herói - é constelado por homens e mulheres e ajuda a ampliar o conhecimento que temos de nós mesmos. O trajeto do Heroi traz etapas as quais podemos nos perceber ao longo da vida. E cada um deles tem características próprias....

"A jornada do herói é um empreendimento que permite ao indivíduo se afastar da imaturidade psicológica, estágio que se caracteriza pela submissão e dependência de recompensas e castigos, encaminhando-se para uma condição de maturidade" ("Os distúrbios alimentares sob o enfoque da psicologia analítica" - 12 12UTC fevereiro 12UTC 2009 — Grupo Papeando)

Veja os estagios pelos quais passa o herói (ou heroína):
1)o Inocente: é aquele cidadão que vive no estado de graça; está indiscriminado dos pais; o mundo existe para servi-lo e o satisfaz em todos os seus desejos. É o estar eternamente no Jardim do Éden, ou seja, não quer responsabilidades, sofrimento, frustração... só prazer.

2)o Órfão: é aquele que tem o desejo de voltar ao estado de inocência, no qual não há dor e sofrimento, e, todas as necessidades são satisfeitas. Nesta fase a pessoa ja se vê como vítima do mundo pois ele sente-se desamparado; isso ocorre porque é a fase em que tem de afastar-se dos progenitores, em busca de seu próprio caminho e as exigencias do ego para enfrentar a vida pode fazer com que se sinta desamparado... não quer sair do conforto...

3)o Mártir: a pessoa começa a aprender a dar, a confiar e a sacrificar-se pelos outros mas ele (a) se sacrifica acreditando que, assim, virá a redenção. Ele não se vê como vítima do mundo, opta por ser a vítima, na crença de que seu sofrimento trará benefícios ou recompensas a si ou aos demais. Ele tenta, através do sacrifio, se tornar mais forte , impenetrável mas so consegue é manter seus monstros interiores presos em si ao invés de enfrentá-los.

4)o Nômade: nesta fase se inicia a tarefa de se perceber separado dos outros; O Nômade é o arquétipo daquele que parte sozinho para explorar o mundo; Vai à busca de aventuras ou de um tesouro perdido. Na verdade, esse é o momento que define o início da jornada rumo a si mesmo pois, aliado à aventura, tem-se o recolhimento interior. Ao desbravar o mundo, ele identifica seus “dragões” e “vilões”, e, então, precisa passar para o próximo estágio de Guerreiro para lutar contra eles.

5)o Guerreiro: nesse estágio, ele (a) aprende a lutar para se defender e mudar o mundo segundo sua própria imagem; esse arquétipo é o que melhor é identificado com o herói ou com o heroísmo. Quando se fala em herói, equaciona-se o Guerreiro. É a imagem da posição de ataque com a espada na mão.

6)o Mago: O mago é aquele que aprendeu, com os outros arquétipos, a responsabilizar-se por si, por seus atos e por suas escolhas, em razão de estar mais consciente de si mesmo, de seus propósitos, de seus anseios, de seus medos. Assim, aceita a realidade como é, com suas diferenças, e luta suas próprias lutas. Seu lema poderia ser: “viva e deixe viver”. Não precisa provar mais nada a ninguém. É o estágio em que torna-se único; já lutou com seus monstros e vilões e ganhou sua identidade adulta, sua auto-estima foi otimizada, já possui autoconfiança.

Na realidade, não passamos por esses estágios de forma linear mas podemos oscilar entre eles . Ja deu para perceber que não tem como passar por tudo isso sem frustrações e lutas né?! Agora é so pensar: em que fase voce está? Bjus, Bjus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 maneiras de jogar energia fora...

Por mais que existam pessoas desequilibradas e difíceis nós é que somos responsáveis pelas nossas energias e cabe a cada um de nós preservá-la e administrá-la da melhor forma possível. Existem “receitinhas”, orações, banhos, cristais e um arsenal de proteção, que são válidos e eficientes até um certo ponto. Porque aquele que não assume a responsabilidade por suas venturas e desventuras sempre estará vulnerável às energias ao seu redor. Sabe por que o outro rouba a sua energia? Porque você deixa a porta aberta!!! E depois ainda diz que a culpa é do outro… Para ajudar a refletir, fiz uma listagem de doze atitudes (e olhe que a lista é imensa!) que gastam uma tremenda energia vital. Uma vez desvitalizado e sem proteção fica fácil para qualquer um chegar perto e perturbar seu equilíbrio. Use esta listagem também para pensar porque a prosperidade às vezes passa longe de você. A energia que seria usada para atrair o bem, a felicidade, o amor, o dinheiro acaba sendo gasta de …

עילי בוטנר ורן דנקר - בואי נעזוב

Agradecer sempre!!!

Você sabia que o Universo se comunica conosco o tempo todo e nos envia respostas, mensagens e sinais, de acordo com nossos desejos e necessidades? Estes sinais se manifestam através do fenômeno que conhecemos como sincronicidade, ou seja, no momento em que você necessita de algo, ou de que alguma situação aconteça, aquilo se manifesta repentinamente em sua vida. Mas eles não se apresentam somente com soluções grandiosas ou espetaculares. Manifestam-se igualmente nos acontecimentos rotineiros. A prova incontestável de que você está vivendo e atuando numa parceria harmoniosa com a vida, é a presença destas sincronicidades em seu dia-a-dia. Para percebê-las, é necessário que você esteja atenta e consciente de que o Universo sempre responde, de alguma forma, a todos os seus pedidos. Se você vinha recebendo estes presentes e, de repente, eles pararam de acontecer, saiba que algo saiu do eixo em seu plano de vida..... É indício de que você se deixou perturbar por alguma forma de negativida…