O que é Psicologia? Como funciona o curso?


O profissional de psicologia é, como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga.
Tudo começou com os filósofos, os primeiros a fazer especulações em relação a problemas psicológicos, em busca de respostas sobre a natureza da alma e de sua relação com o corpo. Daí o costume de se dizer que a filosofia é a mãe da psicologia ou que os filósofos foram os precursores dos psicólogos.
Hoje, a definição da psicologia é outra e cabe ao psicólogo "estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção".
O objeto de estudo do psicólogo é o comportamento humano e o seu principal objetivo é compreender o homem.O psicólogo não verá o indivíduo em separado, fora do coletivo, mas sim enxerga o homem como a unidade do grupo.Veja algumas das divisões desse estudo:Para quem anda pensando em seguir essa profissão, alguns conhecimentos podem ajudar a se definir na escolha. Uma delas é saber sobre o seu futuro campo de atuação, ou seja, onde e como poderá trabalhar.O psicólogo pode atuar não apenas em consultórios, mas ainda em escolas, dando orientação vocacional; em empresas, participando de processos de seleção de candidatos; em hospitais, atendendo a pacientes e seus familiares; e mesmo na área de pesquisa, avaliando perfil do consumidor.
Tem a área de psicologia institucional.
Também pode trabalhar como psicólogo esportivo, preparando os atletas emocionalmente, ou como psicólogo educacional, auxiliando pais e professores a solucionar problemas de aprendizagem.O campo é bem amplo. A psicologia jurídica é outra área desse universo de opções. Como psicólogo jurídico, você vai acompanhar processos de adoção ou de violência a menores ou, em caso de presídios, avaliar os detentos.Seja qual for a sua escolha, o importante é saber que você vai estar lidando com pessoas em seus sentimentos, medos e desejos. E que isto requer muito cuidado.O curso de psicologia vai dar a você, nos períodos iniciais, uma visão dos diferentes aspectos da psicologia: história, teoria e principais correntes.A todo um preparo para o aluno sair do curso com uma ampla visão da psicologia, mas a especialização após a graduação é muito importante independente da área que for seguir: clínica, hospitalar, organizacional, escolar, jurídica, institucional, esportiva, social entre outras.
O leque de opção é grande!
E as matérias são muito ligadas, tem neuroanatomia, fisiologia, biologia, sociologia, antropologia, psicopatologia, psicologia hospitalar, psicologia escolar, dinâmica de grupo, psicologia do desenvolvimento, testes psicológicos, teorias e técnicas psicoterápicas, psicologia experimental, psicologia da personalidade, abrangendo as abordagens: psicanalítica, junguiana, comportamental, corporal, kleiniana, winnicotianna entre outras. E demais disciplinas fundamentais para o preparo técnico do futuro psicólogo.
São cinco anos, há estágios durante quatro anos, em áreas diferentes onde o aluno colocará em prática o que vê na teoria.
E outro ponto importante é o aluno fazer a terapia pessoal antes de se formar e continuar a mesmo após, para lidar com suas neuroses, com seus conteúdos inconscientes. A supervisão é necessária desde o início do atendimento até o mesmo estar apto a atender sem supervisão, e isso dependerá do tempo de cada um.
Espero ajudar a elucidar aqueles que pensam em estudar essa ciência maravilhosa que é a Psicologia.

Comentários

Postagens mais visitadas