VOCÊ SABE LIDAR COM FEEDBACK NEGATIVO?

Assim como receber o feedback negativo é algo complicado, transmitir também é um problema. Da mesma maneira que ninguém quer receber, ninguém quer repassar. Por isso, confira as dicas para que essa etapa seja concluída com sucesso.

No mundo globalizado, a competitividade e a correria se tornaram alvo das pessoas. Com a intenção de estar sempre a frente dos concorrentes, muitas atividades são realizadas sem a devida concentração e com pressa, o que torna algo mais suscetível a erros e falhas que prejudiquem o sucesso total do projeto. Neste cenário, receberfeedback negativo pode se transformar num perfeito aliado para identificar o problema e reverter este quadro.
Feedback é uma palavra americana que quer dizer retorno, o ato de comunicar à alguma pessoa em relação às suas atitudes, trabalhos, ações, comportamentos, entre outros, que pode ser positivo ou negativo. Entretanto, o negativo é o mais complicado, tanto para falar, quanto receber. Pois, dependendo da maneira que é passado pode marcar profundamente as emoções e desempenho das pessoas, atrapalhando assim o resultado final do projeto.
É obvio que ninguém gosta de receber críticas em relação a tudo que lhe diz respeito. Porém, é preciso saber ouvir e recuar no momento certo para construir o caminho de muitas realizações. Assim, como o feedback positivo incentiva o reconhecimento daquilo que foi bem feito, o negativo se for feito da maneira adequada será muito importante.
Imagina se em qualquer atividade que você faz para a vida estiver sempre alguém por trás, uma espécie de consultor, verificando se tudo foi realizado da melhor forma, seria uma excelente oportunidade para caminhar sempre em prol dos resultados que sempre quis. Por isso, seja flexível e se contente com a experiência de rever algumas estratégias para lá na frente, sair ganhando.
Entretanto, para confrontar apropriadamente aquilo que se faz errado ou que poderia ser feito melhor é preciso seguir as dicas abaixo. Mas, não deixe passar despercebido aquilo que realmente compete importância tanto para o funcionamento do dia a dia da empresa, como os futuros resultados.
1) Mantenha as emoções sob controle: Certamente a sua intenção é levantar a moral, auto estima e capacidade do individuo para que ele realmente possa dedicar e depositar todo o seu potencial e capacidade no projeto. Por isso, mantenha seu controle emocional e mostre o excelente profissional que você é.
2) Não fale na frente das outras pessoas: Ninguém quer receber feedbacknegativo na frente dos outros. Essa maneira fere muito os valores e princípios das pessoas, é preciso saber conversar na hora certa para acertar o seu objetivo.
3) Foque na competência do profissional: Essa hora esqueça o lado pessoal e concentre naquilo que você quer mudar: o desempenho daquele profissional. Indique caminhos e oportunidades em que ele pode ter mais visão e localizar com mais facilidade os melhores resultados.
4) Seja específico: Quando você diz para alguém que a atitude dele foi inadequada, simplesmente não mostrou onde ele falhou. É preciso identificar especificamente cada situação para que a pessoa compreenda corretamente o fato.
5) Seja oportuno: Feedback negativo deve ser dado assim que possível, por isso dê preferência logo após o incidente. Se você perceber algum funcionário tratar com grosseria o cliente, não espere a avaliação mensal para comunicá-lo. No mesmo dia, se aproxime e converse com ele.
6) Fique calmo: Não fale alto e nem grite. A outra pessoa vai ficar na defensiva e não vai escutar o que você está tentando lhe dizer.
7) Reafirme sua confiança na pessoa: Mostre o quanto ela é essencial nas relações profissionais da empresa. Diga que acredita que ela tem habilidade e competência para fazer muito melhor.
8) Saiba ouvir: Depois de falar, permita que a outra pessoa se defenda e refute sua afirmação. Ouça o que ela tem para dizer.
9) Siga em frente: Depois de ter dado o feedback negativo e acordado para uma solução, siga em frente para os próximos propósitos. Não cultive sentimentos de hostilidade em relação ao funcionário por causa do erro que cometeu. Não o deixe amedrontado, permita que o desempenho deles seja aguçado.

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