Pular para o conteúdo principal

As decisoes estão o tempo todo....

Para tomarmos decisões é necessário pesar todos os pontos tanto favoráveis, quanto desfavoráveis. Na verdade, temos que pesar se as oportunidades são melhores do que as ameaças com relação à tomada de decisão.

Depois de tomada a decisão precisamos arcar com as consequências da decisão que tomamos. Nossa tendência é pensar apenas no nosso lado e não no das outras pessoas que também serão afetadas com nossa decisão, e com isso talvez somos pegos de surpresa quando a decisão tomada não agrada e gera uma ação de força igual e contrária.

Sendo assim, sempre pense bem quando você for tomar uma decisão. Pergunte antes, peça conselhos aos mais experientes que você. Porque talvez na situação que esteja, você não está vendo a melhor solução e tomar decisões precipitadamente fará com que sofra ainda mais.

Melhor é pensar muito do que não pensar e depois ter que voltar atrás.

Não tente empurrar suas decisões para que os outros aceitem e tente sempre pensar fora da caixa.

Tomada de Decisão


Sempre difícil quando nos deparamos com situações onde precisamos decidir sobre algo determinante em nossas vidas. E passamos por isto o tempo todo. Estamos tomando decisões durante todo o dia em todos os momentos. Onde comer, o que iremos fazer mais tarde, e sempre quando temos que tomar uma decisão, é porque nos são colocadas diferentes situações onde temos que escolher uma. E quando escolhemos uma das opções, isto implica necessariamente que não poderemos fazer a outra. Pelo menos não naquele momento.

Contudo, algumas decisões são mais importantes que as outras. Qual curso devo fazer, para qual faculdade ir. Acredito que esta seja uma das primeiras grandes decisões de nossa vida.

Depois nos deparamos com os desafios de nossa carreira. E durante toda nossa vida nos deparamos com trade-offs. E gostaria de frisar aqui sobre como tomar decisões.

Quando nos deparamos com uma situação difícil onde precisamos escolher alguma coisa que pode impactar no nosso futuro a curto, médio ou longo prazo, precisamos sempre ponderar duas coisas: as Oportunidades e os Riscos da escolha. Desta forma precisamos enumerar as vantagens e desvantagens que cada opção trará para nós. Depois quais as vantagens mais nos atraem e mexem conosco. É sempre importante ver o que seu coração fala também. Outra coisa é ver aquilo que você não abre mão de jeito nenhum, isto pode nos ajudar muito na tomada de decisão.

Procurar aconselhamento é muito importante também. Devemos aprender com aqueles que são mais experientes do que nós. É muito importante se ter um mentor em quem você possa confiar.

Outra coisa é aprender com o erro dos outros. Lendo um livro de John Maxwell, ele ilustrou uma coisa muito interessante. Ele contou a respeito de um urso, um lobo e uma raposa que saíram juntos para caçar e voltaram cada um com um veado. Na distribuição entre eles o Urso perguntou como seria a partilha e o lobo logo disse: Cada um fica com um veado. Logo em seguida o Urso comeu o lobo. E olhou para a raposa e perguntou como seria a partilha. A raposa logo disse: Porque você não fica com todos? E o Urso se admirou de tanta sabedoria vinda da raposa.

Não precisamos quebrar a cara para aprender. Já diz um certo ditado: Os tolos aprendem errando, os sábios aprendem com os erros dos tolos.

Considerando tudo isto, assim precisamos tomar uma decisão. E diante desta decisão, assumir todos os riscos que existem com esta tomada de decisão e não mais olhar para trás. Jamais ficar se lamentando do porque não escolheu outra coisa, mas sim, diante de um desafio aceito, olhar para frente, enfrentá-los e vencê-los. Olhando sempre para frente, aprendendo com o passado, vivendo e desafiando o presente e escolhendo o futuro.

Para finalizar, quando tomamos a maior decisão de nossas vidas que é deixar de ser o centro do universo e colocar Deus no centro, podemos então viver despreocupadamente com o que pode acontecer no futuro, uma vez que nossa vida está nas mãos de Deus e uma vez que deixamos com que Ele nos direcione, Ele fará o melhor, por mais que não entendamos no principio. Ele estará no controle ainda que não faça sentido a principio.


Na nossa vida precisamos passar também por esta quebra de paradigmas. Na maioria das vezes achamos que somos o centro do universo. Tudo deve girar em torno de nós e acontecer aquilo que queremos. Por exemplo: A primeira pessoa que olhamos numa fotografia somos nós mesmos, e se nós não saímos bem na foto, a foto ficou horrível, por mais que todos os outros tenham saído bem. Para nós, a nossa dor de dente é muito mais importante do que os milhares de mortos pelas chuvas, guerras e a violencia.... E uma série de outras coisas.

Assim nossas tomadas de decisões giram em torno de nós, da nossa vontade apenas, e no CENTRO do nosso próprio umbigo apenas.

A quebra deste paradigma acontece quando entregamos nossas vidas nas mãos de Deus. Quando percebemos que não somos melhores do que ninguém, e pelo contrário, somos tão ruins que precisamos de Deus, porque senão continuaremos vivendo de forma medíocre sem fazer diferença alguma no nosso meio apenas usando as pessoas para o proprio crescimento e na maioria das vezes magoando até mesmo as pessoas mais queridas para nós.

Assim deixamos de ser o centro e Deus passa a ser nosso referencial. Desta maneira tudo pode ser diferente. Tudo muda para nós, tudo passa a fazer mais sentido.

Apartir de hoje, quero que minhas tomadas de decisão sejam não pensando apenas em mim, mas naqueles que me rodeiam, onde Deus quer que eu esteja? Onde será o melhor lugar onde possa fazer diferença e ajudar pessoas? Onde posso ser luz em meio a trevas? Onde posso levar amor e compaixão por aqueles que muitas vezes tem um vazio dentro de si que só pode ser preenchido por Deus como dizia Dostoievski.

Creio que quando entregamos nas mãos de Deus, não há com o que se preocupar, porque Ele estará no controle de nossas vidas. E isto não significa ficar cômodo, muito pelo contrário, mas sair do seu mundinho, da sua zona de conforto e se aventurar a não fazer sua vontade de pensar apenas em você mas viver de maneira a fazer realmente diferença na vida de outras pessoas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 maneiras de jogar energia fora...

Por mais que existam pessoas desequilibradas e difíceis nós é que somos responsáveis pelas nossas energias e cabe a cada um de nós preservá-la e administrá-la da melhor forma possível. Existem “receitinhas”, orações, banhos, cristais e um arsenal de proteção, que são válidos e eficientes até um certo ponto. Porque aquele que não assume a responsabilidade por suas venturas e desventuras sempre estará vulnerável às energias ao seu redor. Sabe por que o outro rouba a sua energia? Porque você deixa a porta aberta!!! E depois ainda diz que a culpa é do outro… Para ajudar a refletir, fiz uma listagem de doze atitudes (e olhe que a lista é imensa!) que gastam uma tremenda energia vital. Uma vez desvitalizado e sem proteção fica fácil para qualquer um chegar perto e perturbar seu equilíbrio. Use esta listagem também para pensar porque a prosperidade às vezes passa longe de você. A energia que seria usada para atrair o bem, a felicidade, o amor, o dinheiro acaba sendo gasta de …

עילי בוטנר ורן דנקר - בואי נעזוב

Agradecer sempre!!!

Você sabia que o Universo se comunica conosco o tempo todo e nos envia respostas, mensagens e sinais, de acordo com nossos desejos e necessidades? Estes sinais se manifestam através do fenômeno que conhecemos como sincronicidade, ou seja, no momento em que você necessita de algo, ou de que alguma situação aconteça, aquilo se manifesta repentinamente em sua vida. Mas eles não se apresentam somente com soluções grandiosas ou espetaculares. Manifestam-se igualmente nos acontecimentos rotineiros. A prova incontestável de que você está vivendo e atuando numa parceria harmoniosa com a vida, é a presença destas sincronicidades em seu dia-a-dia. Para percebê-las, é necessário que você esteja atenta e consciente de que o Universo sempre responde, de alguma forma, a todos os seus pedidos. Se você vinha recebendo estes presentes e, de repente, eles pararam de acontecer, saiba que algo saiu do eixo em seu plano de vida..... É indício de que você se deixou perturbar por alguma forma de negativida…