Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 3, 2010

Diferenças entre Psicologia e Religião

Temos um problema: onde colocar a psicologia? As pessoas religiosas, aquelas ativas e participativa de qualquer igreja, quando têm um problema pessoal, dão-se duas opoções: rezar mais ou recorrer ao pastor ou padre. Seria a psicologia inútil para elas? O crente não precisa de terapia?
Essa é uma questão de um milhão de dólares. Desde os tempos de Jung, teólogos, padres e pastores escreviam desconfortáveis a respeito do lugar da psicologia, em particular da psicanálise, no tratamento das almas, até então terreno exclusivo da igreja e seus representantes. Os três volumes de correspondência de Jung atestam a respeito. Vejamos algumas diferenças entre as duas áreas: Se o objetivo da psicanálise é, nas palavras de Freud, “trazer o inconsciente à consciência”, isto conscientizar e conscientizar-se, daí o conhecimento de si mesmo, o da religião é a relação com Deus, qualquer coisa Este seja.Enquanto a religião (todas elas) dá uma identidade a Deus, pois a partir de…

Inteligentes Mas Fracos

Ser inteligentes é uma maravilhosa qualidade humana. Entretanto, não deve ser suficiente para viver com dignidade, pois encontramos muitas pessoas inteligentes que são manipuldas e enroladas por indivíduos irresponsáveis e aproveitadores. Como pode ser isso?


A agilidade mental que permite compreeder e estabelecer relações entre as coisas é uma habilidade do, vamos dizer, aparelho cerebral. O problema é os fatos a serem processados conseguirem alcançar este nível. O calcanhar de Aquiles de muitas pessoas inteligentes é que elas têm cérebro mas não “entranhas“. Falta-lhes o fígado (órgão que na Grécia Antiga era sinônimo de coragem) para ver e sentir o que necessita de sua avaliação intelectual. Ou seja, de que adianta ter inteligência se não se possui testosterona e ovários suficientes para encarar o que a inteligência precisa decifrar?


O caráter de uma pessoa é proporcional à sua capacidade de aguentar a desestabilização que acompanha toda tomada de consciência. Desesta…