Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 30, 2010

" DEZ LIÇÕES "

1- Viva com integridade
Os anjos me disseram : " Passe o seu tempo fazendo atividades que se equiparem as suas intenções mais elevadas . Deixe ir coisas que a sua intuição lhe induza a renunciar . Estas coisas podem então ser curadas , de modo que possa apreciá-las , ou a atividade será facilmente afastada . Os anjos me incitaram a confiar em meu coração . Eles me garantiram que eu estaria segura em me desligar do trabalho que não se equiparava aos meus verdadeiros interesses . Rapidamente eu percebi que os anjos estavam certos !
2- Há somente o agora
" Você é completo e íntegro agora . Não lance os olhos no que o amanhã possa trazer - isto implica que você é imperfeito ou que lhe falta algo agora , e que você estará completo quando algo chegar a sua vida no futuro . " Quando os anjos disseram isto , eu compreendi que estivera vivendo para o futuro . Meu foco estava no que o amanhã me traria , ao invés de em minhas atuais bênçãos . Eu agora faço uma " li…

" O Mestre e o aprendiz "

Um discípulo chegou para seu mestre e perguntou :
Por que devemos ler , estudar , considerar e refletir sobre a sabedoria se nós não conseguimos memorizar tudo e , com o tempo , acabamos esquecendo ?
Somos obrigados , constantemente , a retomar o que já não está mais em nossas memórias .
O mestre não respondeu imediatamente ao discípulo .
Ele fitou o horizonte por alguns instantes e depois ordenou ao discípulo :
Pegue aquele cesto de junco , desça até o riacho , encha o cesto de água e o traga até aqui .
O discípulo olhou para o cesto sujo e achou muito estranha a ordem do mestre , mas mesmo assim obedeceu .
Pegou o cesto , desceu os cem degraus da escadaria do mosteiro até o riacho , encheu o cesto de água e começou a subir de volta .
Como o cesto era todo cheio de furos , a água foi escorrendo e quando chegou até o mestre já não restava mais nada .
O mestre perguntou-lhe :
Então , meu filho , o que você aprendeu ?
O discípulo olhou para o cesto vazio e disse jocosamente :
Aprendi que o cesto de…

Como se conhecer a si mesmo?

Qual é a natureza do pensamento, o qual cessa quando há completa atenção e brota quando não há atenção? Você precisa compreender o que é estar alerta, de outro modo não será possível compreender completamente o significado da atenção.
Existe uma idéia da percepção alerta, ou você está alerta? Existe uma diferença entre a idéia de estar alerta e o estar alerta. Estar “alerta” implica ser sensível, perceber vivamente as coisas ao redor de você, a natureza, as pessoas, as cores, as árvores, o meio que o circunda, a estrutura social, econômica, as coisas em sua totalidade; implica conhecer, observar, estar sensivelmente atento a tudo quanto acontece no exterior; e também ao que acontece psicologicamente em seu interior.Se não estamos internamente atentos, nos tornamos mais e mais neuróticos. Porém, se você começa a se dar conta, o quanto mais possível, do que exatamente está ocorrendo no mundo, e a partir daí se movimenta internamente, então existe o equilíbrio. Existe então um…

SER ESPIRITUAL É SER UM - Nuno Michaels

Ser espiritual é ser um: um conosco, um com toda a criação. Mas antes de nos perdermos no todo, temos de nos encontrar como indivíduos.
O que significa 'indivíduo'? Significa ser uno e indivisível, ter a audácia e a coragem e a consciência necessárias para se ser quem se é - ou quem se nasceu para ser. Por isso o processo, psicológico e espiritual, a que se chama 'individuação' é uma jornada em direção à unidade, à totalidade, à integridade. Como? Reunindo o que em nós está, por natureza e condição, dividido: luz e sombra, consciente e inconsciente, corpo e espírito, matéria e energia, ação e passividade, movimento e repouso, masculino e feminino, instinto de separar e instinto de unir.
Tornarmo-nos indivíduos significa religar as partes de nós que estão divididas numa síntese criativa que é mais do que a soma das metades em conflito. E esse processo só se inicia quando reconhecemos que somos seres divididos, aprisionados entre dois princípios opostos que c…