Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 19, 2010

Alienação da realidade

Desde o seu nascimento o homem necessita de outras pessoas para a sua sobrevivência, ou seja, toda a sua vida é caracterizada por participações em grupos. Nenhum homem é uma ilha, fechada em si mesmo.O desenvolvimento de nossa individualidade se dá quando vivemos em grupos, pois é nesse processo que se permite o confronto entre as pessoas e, então, cada um vai construindo o seu “eu”. Porém, se não confrontarmos as nossas representações sociais com as nossas experiências e ações, e com as de outros do nosso grupo social, então não seremos capazes de perceber o que é ideológico em nossas representações e ações conseqüentes.A alienação da realidade ocorre quando se separa o agir-pensar-falar. Acabamos não sendo capazes de pensar e questionar sobre aquilo que nos é imposto, que é ditado como “regra indiscutível”. Por isso, é de fundamental importância que pensemos a realidade e os significados atribuídos a ela, questionando-os de forma a desenvolver ações diferenciadas, po…

Deus, o Ser humano & seus conflitos

No cerne da alma e no espírito humano há um vazio existencial, que suga a paz diante das dores da vida e da morte. O fim da existência é o fenômeno mais angustiante do homem. Mas sabe-se que, ao longo dos tempos, todos os povos desenvolveram um tipo de inteligência espiritual para entendê-lo e superá-lo. Inteligência espiritual, segundo Augusto Cury, é ter consciência de que a vida é uma grande pergunta em busca de uma grande resposta. É procurar as respostas que a ciência nunca nos deu. Einstein disse: quero conhecer os pensamentos de Deus, o resto é detalhe. Ele ambicionava algo maior do que revolucionar a ciência. O homem mais inteligente do século XX queria perscrutar a mente de Deus. Ele buscava o sentido da sua vida. Há seis anos atrás, eu pensava que procurar Deus era uma perda de tempo. Depois passei a pensar completamente diferente. Sabemos que o conflito humano pode ser de várias ordens: econômico, social, psicológico, emocional, existencial, etc. Então, não é nenhu…

Superficialidade em tempos pós-modernos

Depois de passarmos pela Modernidade, agora vivemos o tempo da modernidade contemporânea (ou pós-modernidade), onde a marca fundamental da sociedade atual está na modificação do trabalho, no desenvolvimento tecnológico e na criação de signos e símbolos.O homem tem vivido em seu cotidiano a praticidade, a tecnologia crescente, a diversidade de opções, e o capitalismo pós-moderno enquanto sistema acelerado, mutável e sistemático. O problema é que a socialização passa a ser flexível e volátil, o homem acaba não dando prioridade e devido valor às relações interpessoais, e quando o faz, geralmente o faz de maneira superficial (mas não estou generalizando!), pois sabemos que é muito mais cômodo revelar aos outros apenas o superficial, assim não corremos o risco de sermos julgados ou rejeitados.Vive-se uma vida muito corrida ,o pior é quando o indivíduo chega num estágio em que ele já nem sabe mais quem ele é, não se conhece e, por isso, cai no risco de mentir para si mesmo. Se …

A Amizade

AMIZADEMuitas vezes os nossos relacionamentos de amizade são uns fracassos porque somos imaturos. Amigos não são o que imaginamos, mas o que eles são e com todos os defeitos. Amizade é processo de maturidade que nos leva ao verdadeiro encontro com as pessoas que estão ao nosso lado. Elas têm todos os defeitos, mas fazem parte da nossa vida e não a trocamos por nada deste mundo. Isso porque temos alma de cristão e aquele que tem alma de cristão não tem medo dos defeitos dos outros, porque sabe que aqueles defeitos não serão espelhos para nós, mas seremos um instrumento de Deus para ele superar esse defeito." Pe Fabio de Mello

É Proibido

É proibido chorar sem aprender,
Levantar-se um dia sem saber o que fazer
Ter medo de suas lembranças.

É proibido não rir dos problemas
Não lutar pelo que se quer,
Abandonar tudo por medo,

Não transformar sonhos em realidade.
É proibido não demonstrar amor
Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor.
É proibido deixar os amigos

Não tentar compreender o que viveram juntos
Chamá-los somente quando necessita deles.
É proibido não ser você mesmo diante das pessoas,
Fingir que elas não te importam,

Ser gentil só para que se lembrem de você,
Esquecer aqueles que gostam de você.
É proibido não fazer as coisas por si mesmo,
Não crer em Deus e fazer seu destino,

Ter medo da vida e de seus compromissos,
Não viver cada dia como se fosse um último suspiro.
É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar,

Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se
desencontraram,
Esquecer seu passado e pagá-lo com seu presente.
É proibido não tentar compreender as pessoas,
Pensar que as vidas deles valem m…

Vamos refletir

Às vezes, por causa da correria do dia a dia, nos esquecemos de dar valor as coisas simples da vida. Nos importamos com o trabalho, com os estudos e mais uma série de obrigações e deixamos de lado aquilo que realmente faz sentido. Só despertamos quando recebemos alguma mensagem reflexiva de um amigo que pensa em nossa felicidade e bem estar
Todos os tipos de mensagens vêm para o nosso bem, para despertar, para nos mostrar que a vida é bela, que o tempo é valioso e que o amor mais forte que você tem que sentir é por você mesmo. Podemos nos confundir com os diversos estilos de mensagens que vemos, recebemos e enviamos, mas todas são de todo agrado e de muita ajuda.As mensagens reflexivas fazem-nos refletir sobre tal fato ou efeito que estamos vivendo e/ou passando, mostra-nos que nem tudo é como a gente quer, porém é sempre bom estarmos aptos para os acontecimentos, enfrentando os obstáculos de cabeça erguida e estar sempre prontos para as pedras em nossos caminhos. Confira a…