Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 24, 2010

Deficiência na comunicação

“A comunicação é o caminho pelo qual você traduz às pessoas seus sentimentos, gostos, desgostos, opiniões, solicitações. Você fala com as palavras, com o corpo, com expressões, com o tom de voz, etc. A comunicação é um conjunto de sinais que lhe permite interagir com o mundo. Grande parte das dificuldades nos relacionamentos acontece pela falta ou inadequada comunicação. Quando você pensa, interpreta seu pensamento e o coloca em palavras ou gestos para se comunicar, porém, quando sua interpretação é distorcida, sua comunicação torna-se deficiente, ou seja, a pessoa não compreende o que você quer dizer. A maioria dos casais, normalmente, tem o mesmo objetivo, mas, no momento em que se comunicam acabam discutindo, agredindo-se ou até distanciando-se por problemas de interpretação. Por exemplo: um marido fala alto com sua esposa, por ter sido criado em um ambiente assim. A esposa, por sua vez, interpreta distorcidamente esse tom de voz como uma agressão e por este motivo se afasta. Quand…

Qual a diferença entre conhecimento e sabedoria?

Dois discípulos procuraram um mestre para saber a diferença entre Conhecimento e Sabedoria. O mestre disse-lhes: Amanhã, bem cedo, coloquem dentro dos sapatos vinte grãos de feijão, dez em cada pé. Subam, em seguida, a montanha que se encontra junto a esta aldeia, até o ponto mais elevado, com os grãos dentro dos sapatos.No dia seguinte os jovens discípulos começaram a subir o monte.
Lá pela metade um deles estava padecendo de grande sofrimento: seus pés estavam doloridos e ele reclamava muito.
O outro subia naturalmente a montanha. Quando chegaram ao topo um estava com o semblante marcado pela dor; o outro, sorridente. Então, o que mais sofreu durante a subida perguntou ao colega:- Como você conseguiu realizar a tarefa do mestre com alegria, enquanto para mim foi uma verdadeira tortura?O companheiro respondeu: - Meu caro colega, ontem à noite cozinhei os vinte grãos de feijão.É comum que se confunda Conhecimento com Sabedoria, mas essas são coisas bem diferentes. Se prestarmos atenção,…

O que é renúncia?

A renúncia é o começo de algo bom, que pretendemos fazer, pois toda renúncia tem uma forte razão de ser.O nosso dia-a-dia é uma seqüência de renúncias, que praticamos, muitas vezes, sem nos apercebermos que o estamos fazendo. Nem todas as renúncias são fáceis, pelo contrário, as mais importantes, são as mais difíceis.A maior renúncia é a que se faz em benefício da outra pessoa, ou seja, quando renunciamos, esquecendo de nós, para nos doarmos.Essa renúncia é voluntária, e não forçada, quando renunciamos a nossa maneira de ser, muitas vezes, já bem enraizada dentro de nós, deixando de lado os nossos defeitos (orgulho, vaidade e egoísmo), para sermos humildes e nos doarmos totalmente à outra pessoa.Renúncia é crescimento, é evolução, é caminhar em direção da perfeição. Por muito que nós queiramos a coisa renunciada, de alguma forma ficar sem ela é ao que nos devemos propor. A proposta de renúncia é um sentimento nobre, pois demonstra a força de vontade de deixarmos de lado algo nosso, ou…