Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 9, 2010

Os Chakras

A Palavra “chakra” é derivada do sânscrito e significa “roda” ou “círculo”. Os sete chakras maiores são formados no corpo etérico (camada da aura que fica mais próxima do coropo físico), mas interagem com o resto da aura e com o corpo físico. Cinco desses chakras ficam alinhados na coluna, e os outros dois ficam entre as sobrancelhas e logo acima do topo da cabeça.
Os chakras são centrais de energia que trabalham com o corpo físico para energiza-lo e ativá-lo. Cada chakra irradia uma das cores do espectro e está ligado a uma das glândulas endócrinas. Num nível superior, eles formam uma escada espiritual que leva a iluminação. Em terapia, é muito importante trabalhar com eles, especialmente em pessoas que sofrem de problemas hormonais.

Na filosofia indiana, os chakras maiores são simbolizados por flores de lótus, cada uma com um número de pétalas.

O movimento dos chakras se dá no sentido horário e a média de rotação, assim como seu tamanho, dependem do grau de evolução e equilíbrio de …

PEDOFILIA - a violência como doença.

Agosto é o mês que ocorre uma campanha maior de conscientização sobre os abusos contra crianças, por isso resolvemos neste artigo endossar esta campanha.
Existem algumas categorias distintas de abuso sexual. Neste artigo nos deteremos a comentar alguns aspectos da Pedofilia
Em todas elas, existe necessidade de tratamento tanto dos abusadores, quanto das vítimas. Não é raro ocorrer que a vítima torne-se um abusador no futuro.
Sinônimo = abuso de menores, incesto, molestação de menores.

A Pedofilia é um transtorno parafílico, onde a pessoa apresenta fantasia e excitação sexual intensa com crianças pré-púberes, efetivando na prática tais urgências, com sentimentos de angústia e sofrimento. O abusador tem no mínimo 16 anos de idade e é pelo menos 5 anos mais velho que a vítima.

O abuso ocorre em todas as classes sociais, raças e níveis educacionais.

A grande maioria de abusadores é de homens, mas suspeita-se que os casos de mães abusadoras sejam sub-diagnosticados. Existem 4 faixas etárias de a…

As Pistas da Mentira

Não é de hoje que a Mentira tem trazido tantas complicações a vida humana: corrói relacionamentos, cria riscos, etc... Sabemos que o Inimigo é o pai da Mentira, mas será que é possivel ser sempre verdadeiro... Será a mentira sempre um mal em si mesmo... Há aqueles que pensam diferente, inclusive cristãos... Até a ciencia se interessa por este assunto, como no artigo a seguir, parece que não dá pra esconder a mentira... Quem sabe por ser nossa origem de Alguém verdadeiro, não nos é natural tal atitude.

A mentira é uma característica tão central na vida, que um melhor conhecimento desta será relevante para a compreensão de quase todos os comportamentos humanos (Ekman, 1985).

Pode-se imaginar algumas situações em que se faz necessário identificar a mentira, situações onde esta pode ter uma implicação grave, muito diferente da mentira social:
1) Um psicólogo, ao entrevistar um detento, a fim de elaborar uma avaliação de soltura, deverá ter conhecimentos para detectar a mentira, pois será u…

“A felicidade está nas coisas simples da vida.”

Jornalista Náira Malze Entrevistando Angelita Scárdua – Psicóloga da Felicidade

O que é psicologia positiva?É uma abordagem psicológica americana criada nos anos 80, pelo psicólogo Martin Seligman. Essa linha dedica-se a estudar a construção de pensamentos positivos, e o que se pode fazer para ter experiências e emoções saudáveis; e a vida, mais feliz. Por isso também é chamada de psicologia da felicidade.Na prática o que quer dizer?Para a psicologia positiva, mesmo que você tenha aprendido a ter uma visão negativa da vida, não está condenado a ser um adulto infeliz. Não importa quantos anos você tenha. É possível mudar a forma de perceber o mundo e a sei mesmo.E felicidade? É um estado no qual você se sente de bem consigo mesmo e realizado com o que tem. É comum pensar que uma pessoa feliz não tem sofrimento,mas não é verdade. A diferença está em funcionar positivamente e entender que problemas são temporários e superáveis.Qual a relação de felicidade com qualidade de vida?Por vivermo…