Pular para o conteúdo principal

ENCONTRE UM OÁSIS NO OLHO DO FURACÃO


O objetivo da meditação não é esquecer os problemas, fugir do mundo, se trancar no quarto para se proteger da realidade e criar uma ilha de paz. O ritual que as várias escolas de meditação usam, como sentar com a coluna alinhada, prstar atenção na respiração ou repetir mantras - sons circulares sagrados - , é importante porque ajuda você a se disciplinar e sua mente a se concentrar.

Porém a meditação não se restringe a isso. A idéia é aplicá-la no dia-a-dia, usá-la para ficar alerta, bem disposto e lidar melhor com os desafios. É manter um centro de paz e equilíbrio no olho do furacão. "Meditar é como encontrar um oásis no deserto. Bebo dessa fonte e me renovo, não para ficar parado ali resto da vida, mais para seguir adiante. A meditação idéal deve durar 24 horas".

O segredo, quando surgirem estresse ou irritação, é prestar atenção na respiração e no corpo e se manter presente no que está fazendo-atender ao telefone, levar o cachorro para passear ou ir ao supermecado..."Isso pode ser feito no trânsito, ao caminhar, em qualquer lugar. É uma questão de exercitar a atenção. Se for beber água, sinta a textura do copo, ouça o som da água, sinta o sabor e a temperatura em sua boca. Isso não dura mais que quatro segundos. E é para meditação".

PARA LIMPAR SUA MENTE

Há muitas técnicas que conduzem a mente à tranquilidade. Elas podem ser divididas em quatro grupos com diferentes focos.

- FOCO EM OBJETO, IMAGEM E SOM -há práticas hnduistas e budistas que utilizam como foco sons(mantras), cores ou formas geométricas. Os práticantes focalizam um ponto e fazem com que pensamentos e emoções se direcionem a ele.

- FOCO NO CORPO - É o caso das técnicas que se concentram na respiração, nas batidas do coração ou na pulsação do corpo. Por exemplo, no zazen, do budismo japonês, os práticantes focalizam a atenção na entrada e na saída do ar. No tantrismo, prática hínduista, se concentram na pulsação e, no taoísmo, baseado na filósofia chinesa, no batimento cardíaco.

- FOCO NA REFLEXÃO - Os prticantes meditam a respeito de determinadas qualidades, como perdão, compaixão e uma incondicional.

- FOCO NA DEVOÇÃO OU NA FÉ - O foco da meditaço são dinvidades, o próprio Deus, orações e textos sagrados. Exemplo: meditação cristã e bhakti-ioga.

A SAÚDE AGRADECE

Meditar não é bom apenas para a mente ela também melhora a saúde. É o que demonstram mais de mil estudos sobre essa prática milenar realizadas em alguns dos mais expressivos centros de pesquisas científica do mundo, eles comprovam que meditar...

-reduz o risco de infarto e derrame cerebral,
-reforça o sistema imunológico,
-reduz ainda emoções destrutivas, como medo e raiva,
-aumenta a produção de hormônios calmantes e reduz o nível de cortisol, o hormônio do estresse,
-alivia a insônia,
-melhora a percepção e a memória.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 maneiras de jogar energia fora...

Por mais que existam pessoas desequilibradas e difíceis nós é que somos responsáveis pelas nossas energias e cabe a cada um de nós preservá-la e administrá-la da melhor forma possível. Existem “receitinhas”, orações, banhos, cristais e um arsenal de proteção, que são válidos e eficientes até um certo ponto. Porque aquele que não assume a responsabilidade por suas venturas e desventuras sempre estará vulnerável às energias ao seu redor. Sabe por que o outro rouba a sua energia? Porque você deixa a porta aberta!!! E depois ainda diz que a culpa é do outro… Para ajudar a refletir, fiz uma listagem de doze atitudes (e olhe que a lista é imensa!) que gastam uma tremenda energia vital. Uma vez desvitalizado e sem proteção fica fácil para qualquer um chegar perto e perturbar seu equilíbrio. Use esta listagem também para pensar porque a prosperidade às vezes passa longe de você. A energia que seria usada para atrair o bem, a felicidade, o amor, o dinheiro acaba sendo gasta de …

Agradecer sempre!!!

Você sabia que o Universo se comunica conosco o tempo todo e nos envia respostas, mensagens e sinais, de acordo com nossos desejos e necessidades? Estes sinais se manifestam através do fenômeno que conhecemos como sincronicidade, ou seja, no momento em que você necessita de algo, ou de que alguma situação aconteça, aquilo se manifesta repentinamente em sua vida. Mas eles não se apresentam somente com soluções grandiosas ou espetaculares. Manifestam-se igualmente nos acontecimentos rotineiros. A prova incontestável de que você está vivendo e atuando numa parceria harmoniosa com a vida, é a presença destas sincronicidades em seu dia-a-dia. Para percebê-las, é necessário que você esteja atenta e consciente de que o Universo sempre responde, de alguma forma, a todos os seus pedidos. Se você vinha recebendo estes presentes e, de repente, eles pararam de acontecer, saiba que algo saiu do eixo em seu plano de vida..... É indício de que você se deixou perturbar por alguma forma de negativida…

עילי בוטנר ורן דנקר - בואי נעזוב