ENCONTRE UM OÁSIS NO OLHO DO FURACÃO


O objetivo da meditação não é esquecer os problemas, fugir do mundo, se trancar no quarto para se proteger da realidade e criar uma ilha de paz. O ritual que as várias escolas de meditação usam, como sentar com a coluna alinhada, prstar atenção na respiração ou repetir mantras - sons circulares sagrados - , é importante porque ajuda você a se disciplinar e sua mente a se concentrar.

Porém a meditação não se restringe a isso. A idéia é aplicá-la no dia-a-dia, usá-la para ficar alerta, bem disposto e lidar melhor com os desafios. É manter um centro de paz e equilíbrio no olho do furacão. "Meditar é como encontrar um oásis no deserto. Bebo dessa fonte e me renovo, não para ficar parado ali resto da vida, mais para seguir adiante. A meditação idéal deve durar 24 horas".

O segredo, quando surgirem estresse ou irritação, é prestar atenção na respiração e no corpo e se manter presente no que está fazendo-atender ao telefone, levar o cachorro para passear ou ir ao supermecado..."Isso pode ser feito no trânsito, ao caminhar, em qualquer lugar. É uma questão de exercitar a atenção. Se for beber água, sinta a textura do copo, ouça o som da água, sinta o sabor e a temperatura em sua boca. Isso não dura mais que quatro segundos. E é para meditação".

PARA LIMPAR SUA MENTE

Há muitas técnicas que conduzem a mente à tranquilidade. Elas podem ser divididas em quatro grupos com diferentes focos.

- FOCO EM OBJETO, IMAGEM E SOM -há práticas hnduistas e budistas que utilizam como foco sons(mantras), cores ou formas geométricas. Os práticantes focalizam um ponto e fazem com que pensamentos e emoções se direcionem a ele.

- FOCO NO CORPO - É o caso das técnicas que se concentram na respiração, nas batidas do coração ou na pulsação do corpo. Por exemplo, no zazen, do budismo japonês, os práticantes focalizam a atenção na entrada e na saída do ar. No tantrismo, prática hínduista, se concentram na pulsação e, no taoísmo, baseado na filósofia chinesa, no batimento cardíaco.

- FOCO NA REFLEXÃO - Os prticantes meditam a respeito de determinadas qualidades, como perdão, compaixão e uma incondicional.

- FOCO NA DEVOÇÃO OU NA FÉ - O foco da meditaço são dinvidades, o próprio Deus, orações e textos sagrados. Exemplo: meditação cristã e bhakti-ioga.

A SAÚDE AGRADECE

Meditar não é bom apenas para a mente ela também melhora a saúde. É o que demonstram mais de mil estudos sobre essa prática milenar realizadas em alguns dos mais expressivos centros de pesquisas científica do mundo, eles comprovam que meditar...

-reduz o risco de infarto e derrame cerebral,
-reforça o sistema imunológico,
-reduz ainda emoções destrutivas, como medo e raiva,
-aumenta a produção de hormônios calmantes e reduz o nível de cortisol, o hormônio do estresse,
-alivia a insônia,
-melhora a percepção e a memória.



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