Pular para o conteúdo principal

" O Mestre e o aprendiz "



Um discípulo chegou para seu mestre e perguntou :
Por que devemos ler , estudar , considerar e refletir sobre a sabedoria se nós não conseguimos memorizar tudo e , com o tempo , acabamos esquecendo ?
Somos obrigados , constantemente , a retomar o que já não está mais em nossas memórias .
O mestre não respondeu imediatamente ao discípulo .
Ele fitou o horizonte por alguns instantes e depois ordenou ao discípulo :
Pegue aquele cesto de junco , desça até o riacho , encha o cesto de água e o traga até aqui .
O discípulo olhou para o cesto sujo e achou muito estranha a ordem do mestre , mas mesmo assim obedeceu .
Pegou o cesto , desceu os cem degraus da escadaria do mosteiro até o riacho , encheu o cesto de água e começou a subir de volta .
Como o cesto era todo cheio de furos , a água foi escorrendo e quando chegou até o mestre já não restava mais nada .
O mestre perguntou-lhe :
Então , meu filho , o que você aprendeu ?
O discípulo olhou para o cesto vazio e disse jocosamente :
Aprendi que o cesto de junco não segura água .
O mestre ordenou-lhe que repetisse o processo de novo .
Quando o discípulo retornou com o cesto vazio outra vez , o mestre perguntou-lhe :
Então , meu filho , o que você aprendeu ?
O discípulo respondeu , mas com um certo sarcasmo :
Que cesto furado não segura água !
O mestre , então , continuou ordenando que o discípulo repetisse a tarefa .
Depois da décima vez , o discípulo estava desesperadamente exausto de tanto descer e subir as escadarias .
Porém , quando o mestre lhe perguntou de novo :
Então , meu filho , e agora , o que você aprendeu ?
O discípulo , olhando para dentro do cesto , percebeu admirado :
O cesto está limpo !
Apesar de não segurar a água , a repetição constante de encher o cesto acabou por lavá-lo e deixá-lo limpo .
O mestre , por fim , concluiu :
Não importa que você não consiga memorizar todos os ensinamentos adquiridos ao longo de sua vida . No processo de se conectar diversas vezes à sabedoria a sua mente e o seu coração vão se depurando .
Inúmeros preconceitos se abrandam ; a intolerância cede lugar à lucidez ; a destrutividade , à criatividade ; a oposição e competição gratuitas e infundadas , à cooperação ...
Neste processo , o homem , trabalhando no tempo e sendo continuadamente tocado pela sabedoria , vai " limpando-se " de seus aspectos grotescos e sombrios e torna-se verdadeiramente humano !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 maneiras de jogar energia fora...

Por mais que existam pessoas desequilibradas e difíceis nós é que somos responsáveis pelas nossas energias e cabe a cada um de nós preservá-la e administrá-la da melhor forma possível. Existem “receitinhas”, orações, banhos, cristais e um arsenal de proteção, que são válidos e eficientes até um certo ponto. Porque aquele que não assume a responsabilidade por suas venturas e desventuras sempre estará vulnerável às energias ao seu redor. Sabe por que o outro rouba a sua energia? Porque você deixa a porta aberta!!! E depois ainda diz que a culpa é do outro… Para ajudar a refletir, fiz uma listagem de doze atitudes (e olhe que a lista é imensa!) que gastam uma tremenda energia vital. Uma vez desvitalizado e sem proteção fica fácil para qualquer um chegar perto e perturbar seu equilíbrio. Use esta listagem também para pensar porque a prosperidade às vezes passa longe de você. A energia que seria usada para atrair o bem, a felicidade, o amor, o dinheiro acaba sendo gasta de …

עילי בוטנר ורן דנקר - בואי נעזוב

Agradecer sempre!!!

Você sabia que o Universo se comunica conosco o tempo todo e nos envia respostas, mensagens e sinais, de acordo com nossos desejos e necessidades? Estes sinais se manifestam através do fenômeno que conhecemos como sincronicidade, ou seja, no momento em que você necessita de algo, ou de que alguma situação aconteça, aquilo se manifesta repentinamente em sua vida. Mas eles não se apresentam somente com soluções grandiosas ou espetaculares. Manifestam-se igualmente nos acontecimentos rotineiros. A prova incontestável de que você está vivendo e atuando numa parceria harmoniosa com a vida, é a presença destas sincronicidades em seu dia-a-dia. Para percebê-las, é necessário que você esteja atenta e consciente de que o Universo sempre responde, de alguma forma, a todos os seus pedidos. Se você vinha recebendo estes presentes e, de repente, eles pararam de acontecer, saiba que algo saiu do eixo em seu plano de vida..... É indício de que você se deixou perturbar por alguma forma de negativida…