Pular para o conteúdo principal

Deus, o Ser humano & seus conflitos


No cerne da alma e no espírito humano há um vazio existencial, que suga a paz diante das dores da vida e da morte. O fim da existência é o fenômeno mais angustiante do homem. Mas sabe-se que, ao longo dos tempos, todos os povos desenvolveram um tipo de inteligência espiritual para entendê-lo e superá-lo. Inteligência espiritual, segundo Augusto Cury, é ter consciência de que a vida é uma grande pergunta em busca de uma grande resposta. É procurar as respostas que a ciência nunca nos deu.

Einstein disse: quero conhecer os pensamentos de Deus, o resto é detalhe. Ele ambicionava algo maior do que revolucionar a ciência. O homem mais inteligente do século XX queria perscrutar a mente de Deus. Ele buscava o sentido da sua vida. Há seis anos atrás, eu pensava que procurar Deus era uma perda de tempo. Depois passei a pensar completamente diferente.

Sabemos que o conflito humano pode ser de várias ordens: econômico, social, psicológico, emocional, existencial, etc. Então, não é nenhuma novidade dizer que o ser humano é passivo de ter conflitos existenciais, seja ele um religioso ou um ateu cético, um intelectual ou um analfabeto. Embaixo de nossa estampa "equilibrada", existe um ser cheio de conflitos internos.

A Psicologia usa técnicas psicoterapêuticas, e a Psiquiatria trata dos transtornos psíquicos usando antidepressivos e tranqüilizantes. Mas elas não resolvem o vazio existencial, não dão respostas aos mistérios da vida. A mesma sede que um indígena tem de saber sobre o que está por detrás da solidão de um túmulo habita na alma de um cientista de Harvard. O mesmo anseio que repousa na emoção de um religioso pela superação do caos da morte repousou na alma de Marx e Freud. Gorbatchev disse numa entrevista: “Deus criou o mundo e não quis governá-lo, por isso passou essa tarefa aos homens, mas os homens querem governá-lo sozinhos”. (O Estado de São Paulo, 17/06/03). O homem que sepultou a guerra fria, que cresceu aos pés do comunismo, crê em Deus.

Quando a Fé se inicia, a ciência se cala. A Fé transcende a lógica. Quem somos? Para onde vamos? O fim é o nada ou o fim é o começo? Quem procurou as respostas na ciência morreu com suas dúvidas.

O desenvolvimento da inteligência espiritual por meio da oração e meditação aquieta o pensamento e apazigua nossas emoções (digo isso por experiência própria). Desenvolver inteligência espiritual não é sinal de pequenez, mas de grandeza espiritual e intelectual. Ela promove, exteriormente, a solidariedade, a fraternidade, o respeito pelos direitos humanos; e, interiormente, a estabilidade da emoção, o alívio da ansiedade e a expansão da arte de pensar. Portanto, procurar por Deus, querer conhecê-lo e amá-lo é um ato inteligentíssimo.

É óbvio que o radicalismo e a intolerância religiosa não fazem parte da inteligência espiritual. E, os que dizem que buscam e amam a Deus, mas só sabem julgar e não amam sequer o seu próximo, estes são os que mentem para si mesmos. Hipocrisia no mundo há de sobra... mas também não podemos generalizar.

Uma coisa para mim é certa: o amor do ser humano pelo Autor da vida produz força na fragilidade, consolo nas tempestades, segurança no caos. Isto é algo que tem sido real em minha vida! Gostaria que todos pudessem ter esse desejo de entregar seus conflitos e problemas a Deus, dar um passo de fé e querer / procurar amá-lo, conhecê-lo e sentir Seu amor! Ele não é um "velho carrasco e distante"...hehee, muito pelo contrário!

Obs.: quero deixar claro que não tenho a intenção de querer "inculcar" Deus na cabeça de ninguém. Apenas expresso minha opinião aqui. Afinal, temos liberdade para isso. Assim como vc também tem liberdade de comentar o que pensa a respeito deste post, se quiser.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 maneiras de jogar energia fora...

Por mais que existam pessoas desequilibradas e difíceis nós é que somos responsáveis pelas nossas energias e cabe a cada um de nós preservá-la e administrá-la da melhor forma possível. Existem “receitinhas”, orações, banhos, cristais e um arsenal de proteção, que são válidos e eficientes até um certo ponto. Porque aquele que não assume a responsabilidade por suas venturas e desventuras sempre estará vulnerável às energias ao seu redor. Sabe por que o outro rouba a sua energia? Porque você deixa a porta aberta!!! E depois ainda diz que a culpa é do outro… Para ajudar a refletir, fiz uma listagem de doze atitudes (e olhe que a lista é imensa!) que gastam uma tremenda energia vital. Uma vez desvitalizado e sem proteção fica fácil para qualquer um chegar perto e perturbar seu equilíbrio. Use esta listagem também para pensar porque a prosperidade às vezes passa longe de você. A energia que seria usada para atrair o bem, a felicidade, o amor, o dinheiro acaba sendo gasta de …

עילי בוטנר ורן דנקר - בואי נעזוב

Agradecer sempre!!!

Você sabia que o Universo se comunica conosco o tempo todo e nos envia respostas, mensagens e sinais, de acordo com nossos desejos e necessidades? Estes sinais se manifestam através do fenômeno que conhecemos como sincronicidade, ou seja, no momento em que você necessita de algo, ou de que alguma situação aconteça, aquilo se manifesta repentinamente em sua vida. Mas eles não se apresentam somente com soluções grandiosas ou espetaculares. Manifestam-se igualmente nos acontecimentos rotineiros. A prova incontestável de que você está vivendo e atuando numa parceria harmoniosa com a vida, é a presença destas sincronicidades em seu dia-a-dia. Para percebê-las, é necessário que você esteja atenta e consciente de que o Universo sempre responde, de alguma forma, a todos os seus pedidos. Se você vinha recebendo estes presentes e, de repente, eles pararam de acontecer, saiba que algo saiu do eixo em seu plano de vida..... É indício de que você se deixou perturbar por alguma forma de negativida…