CONHECE-TE A TI MESMO - Gnothi Seauton


Os filósofos gregos acreditavam que o objetivo mais elevado do ser humano era conhecer a si próprio.
No templo de Apolo, em Delfos, foi colocada a frase "Conhece-te a ti mesmo", com a finalidade de despertar os homens para a necessidade do auto-conhecimento.
A vida precisava ter uma razão de ser e para isso era necessário o homem saber quem ele era, de onde veio e para onde ele iria.
Os estudos sobre estas questões eram levados tão a sério que Sócrates (filósofo grego) permanecia em recolhimento interior por horas seguidas, na busca do autoconhecimento.
Santo Agostinho utilizou-se dessa frase para responder a questão 919 do Livro dos Espíritos, que assim questionava:
Qual o meio prático e mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?
Resposta:
Um sábio da antigüidade vo-lo disse:
"Conhece-te a ti mesmo". Observemos que o meio prático e eficaz para o homem se melhorar e resistir ao mal é o autoconhecimento, isto é, ele se conhecer profundamente, saber quem ele é e quais suas obrigações consigo mesmo e com a sociedade em que labora. Ele necessita estudar mais para saber a respeito de suas emoções e sentimentos, a respeito de seu psiquismo e de como realizar as transformações necessárias em sua vida.
Conhecer-se a si mesmo é aprimorar-se, é trabalhar em um processo de desenvolvimento de harmonia e equilíbrio entre físico e mente. É transformar-se.
O ser humano possui grande potencial de realização, de crescimento e mudança. Cabe a ele iniciar esse processo de viagem interior, em busca do seu "eu", estimulando suas virtudes, reconhecendo e melhorando suas falhas, entendendo seus sentimentos e educando suas emoções, assim, possibilitará o afloramento de uma grande paz interior, na busca da sua Plenitude do Ser...

Comentários

Postagens mais visitadas