Guia básico da Meditação


Li uma matéria muito interessante no site ITodas sobre meditação. Gostei tanto que decidi compartilhar aqui com vocês, pois acredito que a meditação é uma das principais maneiras de entrarmos em contato com a divindade em nós. Meditar é um exercício fundamental para aprendermos a 'calar' a mente, e acessarmos o nosso Eu Superior. Esta conexão provoca uma expansão de consciência que nos traz grandes revelações e nos transforma para sempre. Este é um convite para você conhecer um pouco mais do seu "jardim secreto interior". Boa leitura e boas meditações!

Meditações orientais:
.
VIPASSANA
O que é:
Vipassana, em páli, significa o processo de atingir a consciência total do momento presente, com clareza e sabedoria. Também é chamada de meditação do insight, da percepção expandida.
Como é: Sente-se, relaxe e olhe para o que lhe chama mais atenção; pode ser a respiração, uma sensação corporal, um pensamento ou todos juntos. O objetivo é simplesmente testemunhá-lo com lucidez e, à medida que aparecer, deixá-lo ir como nuvem que passa no céu.

MEDITAÇÃO DE SHIVA

O que é: O hinduísmo é a religião da maioria dos indianos. A meditação de Shiva busca remover as camadas do ego, por meio da repetição do mantra Om Namah Shivaya. Este cântico evoca a energia do Senhor Shiva, Deus da renovação. Shiva é o criador do Yoga, ele tem a capacidade de transformar para revelar a essência de tudo o que vive. Na mitologia hindu, Shiva é o destruidor do orgulho e da ignorância.
Como é: No chão ou na cadeira, com a coluna reta e os olhos abertos,respire tranquilamente. Depois, visualize um ponto de luz entre assobrancelhas e se fixe nele. Entregue-se à repetição do mantra: Oh Namah Shivaya.

MINGYUR RINPONCHE
O que é: Não é nome de meditação e sim o nome de um dos grandes Mestres de budismo tibetano. Guru, aliás, do ator Richard Gere.
Como é: Mingyur Rinpoche sugere uma meditação bem simples: coloque o foco em algum cheiro ou som do cotidiano (música, canto dos pássaros, vento na árvore...). Apenas isso. Em relação ao sofrimento, o Mestre diz: "Não tenha medo da dor. Ela faz parte da vida. Converse com ela: "Olá, dor. Bem-vinda! Aceita uma xícara de chá?"

MEDITAÇÃO PARA O DIA - OSHO
O que é:
Osho foi um dos maiores e mais polêmicos mestres da Índia.Desafiou religiões, tradições e sempre insistiu em se experimentar a verdade. Ele foi descrito pelo Sunday Times, de Londres, como um dos “mil criadores do século XX”. Osho também ficou conhecido por suas meditações ativas, compatíveis com o ritmo acelerado da modernidade, e por pensamentos profundos como esse que descreveremos abaixo. Um verdadeiro convite à reflexão.
Como é: Ao acordar, leia essa reflexão de Osho e medite sobre ela, antes que a sua mente se envolva nas atividades do dia: “O caminho para a felicidade passa pela gratidão, pelo agradecimento. Sinta-se grato pela existência, ela lhe deu tanto. Não peça mais, e mais lhe sera dado. Apenas lhe agradeça por tudo que ela já fez, e você ficará surpresa por ter encontrado a chave. Você pode ter a existência todinha sem pedir coisa alguma”.

SIDDHA YOGA
O que é:
Caminho de descobrimento e transformação interior baseado nos antigos ensinamentos dos Siddhas (Ser perfeito). Uma das grandes Gurus indianas que divulga o Siddha Yoga pelo mundo chama-se Gurumayi Chidvilasananda. E dela a belíssima frase: “Quando você medita, o silêncio dos sentidos ilumina a presença do Deus que há em seu interior?”.
Como é: Em seu livro Medite, Swami Muktananda (um dos grandes Mestres de Siddha Yoga) convida à seguinte meditação: Deite-se em Shavassana (posição do morto), com as mãos ao longo do corpo. Respire normalmente, mentalizando o mantra So Han (Eu Sou). Quando inspirar – mentalize So. Quando expirar, mentalize Han.

ZEN BUDISMO
O que é: Zen é o nome japonês de um ramo do Budismo Mahayana, praticado sobretudo na China, Japão, Vietnam e Coréia. A prática básica do Zen é o Zazen, um tipo de meditação contemplativa que visa a levar o praticante à "experiência direta da realidade". No Zen japonês há duas vertentes principais: Soto e Rinzai. Enquanto a escola Soto dá maior ênfase à meditação silenciosa, a escola Rinzai faz amplo uso dos koans. Atualmente, o Zen é uma das escolas budistas mais conhecidas e de maior expansão no Ocidente.

As Meditações Ocidentais:

ISLAMISMO
O que é:
Islã vem do árabe Íslam, que significa resignação à vontade de Deus. Mas seu sentindo religiosos é “a paz que vem qunado a pessoa entrega sua vida nas mãos de Deus”, Segundo o historiador Huston Smith.
Como é:
Escolha um lugar que seja sagrado para você. Trace o rumo de sua peregrinação até ele e peça a benção de Deus. Ao caminhar, reflita sobre o que espera obter com a peregrinação, mantendo uma atitude de reverência e sinceridade. Ao chegar ao destino, peça novamente a benção. Permaneça em meditação, purifique-se, centralize-se, relaxe e questione o sentido do lugar escolhido. Identifique-se com o lugar, procure se tornar uma coisa só com ele; imagine-se sendo ele, veja e sinta como ele. Ao partir, agradeça e peça a benção. Quando chegar a sua casa, reflita sobre a experiência.

JUDAÍSMO – Shema
O que é:
A meditacão está profundamente inserida na tradição judaica, como prática para aquietar o corpo e a mente e abrir a alma para outros níveis de consciência. Shema é a mais importante profissão de fé judaica, que deve ser repetida ao levantar, ao deitar ou a todo momento.
Como é: Em um lugar calmo, sente-se e relaxe. Respire profundamente e feche os olhos. Comece recitando “Shalom, shalom, shalom”, até que um sentimento de calma e paz a envolva. Diga mentalmente as palavras de Shema: “Shema Yisrael: Adonai Eloheynu, Adonai Ecbad”, ou “Ouve Israel: o Eterno é nosso Deus, o Eterno é UM”. Concentre-se nessas palavras. Depois, medite sobre o coração de Shema; as palavras centrais: “ O Eterno é nosso Deus”, até sentir essa afirmação impregnar o seu ser.

Veja a matéria no site ITodas:
http://itodas.uol.com.br/portal/voce/home.itd.aspx?canal=370

Obs: além das técnicas acima, você pode encontrar a sua própria forma de meditar. Basta deixar fluir a sua intuição e entregar-se para a experiência. Poderá ser muito proveitoso!

Comentários

Postagens mais visitadas