AUTO PIEDADE



A auto-piedade é uma doença grave e muitas vezes não apresenta sintomas. Reflita sobre isto.
A auto-piedade é um alimento venenoso, uma espécie de erva daninha que intoxica por completo o espírito, dificulta as relações e promove medo, desconfiança, solidão e melancolia. É filha do egoísmo e da lamentação, afilhada do orgulho e irmã da necessidade de aprovação e da necessidade de atenção especial.
O auto-piedoso teme o futuro e lamenta-se do passado, reclama do que não tem, não percebe a vida e não vive o hoje. Faz-se vítima, a pior possível, até se tornar único em seu sofrimento. Também tem o hábito de responsabilizar os outros pela sua dor, justificando seu estado, alimentando-se e escondendo-se no sofrimento. Quando plenamente tomado por esta toxina, e por não mais suportá-la, passa a distribui-la gratuitamente às pessoas que mais ama, através do pessimismo e do derrotismo, e às vezes, da vingança.
É bom estar atento, pois este sentimento pode tomar posse de qualquer um. É democrático, não tendo preferência por idade, sexo ou raça e geralmente vai surgindo devagarinho, tomando conta da gente, expulsando a alegria de viver e podendo durar muito. Os sintomas podem estar relacionados à necessidade de atenção especial, ao dar exclusivamente para receber, ao querer aprovação alheia e à exigência exercida sobre os pensamentos, comportamentos e sentimentos dos outros.
A desintoxicação da auto-piedade pode ser facilitada através de doses diárias de princípios espirituais, como humildade, honestidade e coragem para se permitir um auto-conhecimento e buscar seus valores mais genuínos de auto-respeito e amor próprio, pois a vida espiritual está “Lá Dentro De Cada Um” e se reflete no “Lá Fora De Todos Nós”. O “Lá Dentro” é a casa do nosso espírito. Podemos estar sozinhos e em paz, o que é bom e saudável, mas se ela for invadida pela sombra de sentimentos como auto-piedade, o estar sozinho vira solidão e a paz, vira angústia e o “Lá Fora” torna-se ingovernável.

Comentários

Alguém disse…
A autopiedade pode ser um condicionamento vindo de um ambiente psicologicamente enfraquecido e desaharmonioso.

Postagens mais visitadas